Postagem em destaque

CONPORTOS CASSA CERTIFICADO DE SEGURANÇA DOS TERMINAIS DA RODRIMAR NO PORTO DE SANTOS

Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos encontra falhas nos sistemas de segurança desde 2016 e a empresa não apontou soluçõe...

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

0

GUARDA PORTUÁRIA DE SANTOS PROMOVE A RECICLAGEM DOS SEUS BOMBEIROS



Neste mês, sete integrantes da Brigada de Incêndio da Guarda Portuária de Santos, participaram do Curso de Reciclagem de Bombeiro Profissional Civil.




O curso foi realizado de 05 a 23 de agosto, no Universo Centro de Treinamento em Emergência, no Guarujá-SP, contando com a participação dos guardas portuários Amauri Lopes Rodrigues, Carlos Alberto de Paula Baptista, José Antônio de Mattos, José Roberto Nunes de Aquino, Marco Antônio Dias, Rafael Sintoni Bastos  e Wellington Rocha do Nascimento.

O curso e a reciclagem atende a NBR 14.608/07 e a Lei Federal 11.901/09 e o protocolo da American Hearth Association. Eles fizeram o Curso de Formação em 2008 e a primeira reciclagem em 2010.

O curso de formação é composto de 260 horas, desenvolvidas durante três meses, já o curso de reciclagem teve a carga horária de 110 horas. O Universo Centro de Treinamento em Emergências é coordenado por Paulo Loyola, oficial aposentado do Corpo de Bombeiros.

Bombeiro Civil

Bombeiro Civil aquele que, habilitado nos termos da Lei, exerce, em caráter habitual, função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio, como empregado contratado diretamente por empresas privadas ou públicas, sociedades de economia mista, ou empresas especializadas em prestação de serviços de prevenção e combate a incêndio.

Quando atuam no atendimento de sinistros em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar, a coordenação e a direção das ações caberão, com exclusividade e em qualquer hipótese, à corporação militar.

As empresas e demais entidades que se utilizem do serviço de Bombeiro Civil poderão firmar convênios com os Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, dos Territórios e do Distrito Federal, para assistência técnica a seus profissionais.

O Curso envolveu os seguintes tópicos:

Combate à Incêndio


Teve por objetivo transmitir conhecimentos específicos do fogo, equipamentos e técnicas de combate a incêndios, possibilitando uma pronta ação em caso de sinistro, definição de fogo, triângulo do fogo (definição e seus elementos), incêndio (definição e tipos), classes de incêndio (definições), transmissão de calor (definições), pontos notáveis da combustão, processos de extinção do fogo, principais tipos de extintores e ações especiais com o extintor.

Espaço Confinado


Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio. O treinamento do resgate de vítimas em espaços confinados atende a NR 33 e NBR -14.787.

Resgate em Altura


Treinamento do resgate de vítimas de lugares altos utilizando a técnica de rapel, reconhecimento, uso, cuidados e manutenção dos equipamentos, nós, amarras e ancoragens, ascensão com e sem equipamentos, transposição de cabos, técnicas verticais (rapel), resgate vertical de vitimas com e sem prancha, resgate ascendente e descendente de vitimas com prancha offshore.

Produtos Perigosos


Conhecimento da legislação que regulamenta a identificação, transporte e armazenagem, manipulação e as emergências envolvendo produtos químicos, conhecimentos das classes de riscos, conhecimentos dos sistemas de identificação, painel de segurança, rótulos de risco, ficha de emergência e FISPQ; consulta do manual de emergência com produtos perigosos e descontaminação.

Primeiros Socorros


Conhecimento de legislação específica, procedimentos iniciais, avaliação inicial, vias aéreas, RCP, Estado de choque, hemorragias, fraturas, ferimentos, queimaduras, emergência clínica, movimentação, remoção e transporte de vítimas, pessoas com mobilidade reduzida, protocolo com incidente com múltiplas vítimas e psicologia em emergência.

Este curso de reciclagem faz parte do Programa de Formação Continuada da Guarda Portuária. No próximo mês outra turma realizará o curso.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGISLAÇÕES