Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

0

OPERAÇÃO DA ALFÂNDEGA APREENDE PRODUTOS FALSIFICADOS NO PORTO DE VITÓRIA





Desde o dia 18, a Alfândega do Porto de Vitória juntamente com a Organização Mundial das Aduanas apreendeu cerca de 80 toneladas de produtos falsificados.

A ação é realizada pela Alfândega da Receita Federal do Brasil do Porto de Vitória. De acordo com a Receita Federal, o objetivo é fiscalizar se os importadores possuem toda a documentação necessária em ordem.

A “Operação Tigre Três” envolve alfândegas de outros dezesseis de países da América do Sul, Central e Caribe e pela primeira vez está sendo representada pela Alfândega do Porto de Vitória. “Nas duas primeiras oportunidades o Brasil não participou, e nesta está participando sendo representado pela alfândega do Porto de Vitória”, diz o inspetor Flávio Coelho.

Desde o início da operação foram retidas cerca de 80 toneladas de produtos falsificados. Os produtos mais comuns foram bolsas, sapatos e tênis. Comumente são retidos produtos mais atrativos para o comércio varejista. No ano de 2012, mais de 180 toneladas de produtos falsificados foram apreendidos.
 
 

De acordo com o inspetor-chefe da Alfândega de Vitória, Flávio Passos Coelho, a operação, que pela primeira vez acontece no Porto de Vitória, tem o objetivo de coibir a chegada de mercadorias falsificadas no Brasil. “O comércio de produtos falsificados é grande no país. Esse tipo de produto prejudica a sociedade e causa concorrência desleal”, conta.

Coelho explica que quando a fiscalização é intensificada, o número de retenções e apreensões também é maior. “Com a maior fiscalização, acontece o que chamamos de movimento elástico, o número de retenções aumenta. Em 2012, 180 toneladas de produtos foram apreendidas”. Na “Operação Tigre Três”, dos 20 contêineres fiscalizados, cinco tiveram produtos apreendidos.

Fonte: Folha de Vitória / G1- Edição Segurança Portuária Em Foco
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES