Postagem em destaque

CONPORTOS PRORROGA VALIDADE DAS DECLARAÇÕES DE CUMPRIMENTO

A prorrogação da validade não se aplica às Declarações de Cumprimento que sofreram suspensão ou cassação pelo Colegiado da CONPORTOS o...

quinta-feira, 13 de março de 2014

0

MSC MAGNIFICA ATRASA SAÍDA E GUARDA PORTUÁRIA FAZ A SEGURANÇA






A Guarda Portuária do Porto de Santos, litoral de São Paulo, manteve várias viaturas junto ao costado do Navio MSC Magnifica, e manteve o monitoramento para garantir a segurança dos passageiros e tripulantes, até a sua saída, na madrugada de segunda-feira (10).
Um cabo de amarração preso acidentalmente na hélice do MSC Magnífica fez com que o navio atrasasse em 10 horas, entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira, a saída do Porto de Santos. O incidente não deixou feridos ou maiores danos na embarcação, mas assustou os mais de 3 mil passageiros que estavam a bordo. Mergulhadores foram acionados e a água turva do Canal do Estuário prejudicou os trabalhos.
Oficialmente, a companhia tratou o caso como uma "manutenção programada". Manutenção, esta, que ocasionou por pelo menos três vezes (17h30, 20h30 e 00h10) o adiamento da saída do navio do cais do Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, administrado pelo Concais. O fato é que, às 3h34 de segunda-feira, com o prático já no comando, o Magnífica finalmente seguiu viagem.
Segundo o que foi apurado com passageiros, tripulantes e trabalhadores portuários em terra, o atraso ocorreu devido a complicações na primeira manobra de desatracação, marcada para ocorrer no final da tarde de domingo. Uma corda utilizada para prender a embarcação ao cais foi, acidentalmente, sugada pela hélice, fazendo que o navio perdesse, imediatamente, a propulsão.
A partida foi, então, cancelada e mergulhadores foram acionados emergencialmente para tentar recolher a amarra e desprendê-la das pás da hélice. A falta da claridade do sol e a água turva do Estuário dificultaram o trabalho das equipes, que só obtiveram sucesso no começo da madrugada. O Navio Magnífica então precisou entrar na fila do serviço de praticagem, que realizava as manobras de navios cargueiros naquele momento.

Fonte: Jornal A Tribuna
Edição: Segurança Portuária Em Foco






Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGISLAÇÕES