Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

domingo, 13 de abril de 2014

3

PORTO DE LAGUNA - INCOMPETÊNCIA TEM NOME E SOBRENOME




A Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) administra o Porto Organizado de Laguna desde 1991. Com a extinção da  PORTOBRAS  pelo Governo de Fernando Collor, o Partido dos Trabalhadores (PT) está a frente da administração do porto à doze anos, com os cargos de administrador, chefe de núcleo financeiro e chefe de manutenção, ou seja todas as chefias que o Porto Organizado de Laguna tem é do PT.

Desde a eleição do Presidente Lula por dois mandatos e mais a eleição da Presidenta Dilma. Parece que mesmo com todos os atrativos, os indicados políticos não foram competentes.

Para fazer com que o Porto de Laguna conseguisse crescer, acompanhar o progresso seja na pesca ou como porto de mercadoria ou mesmo como porto de turismo e olha que Laguna é rica em sua historia, pois Laguna foi marco em várias passagens da história do Brasil e do mundo, mesmo com todas estas riquezas o que eles conseguiram foi fechar o Porto várias vezes por incompetência.

Ele já foi fechado até pela Polícia Federal por compra irregular de amônia mh3. Chegaram a comprar este gás em nome de laranjas, pois foram negligentes em não pagar a licença de compra de amônia à Policia Federal, que é de R$ 1.200.00 por ano.

Por ser um gás altamente tóxico ele tem a sua venda e uso controlado pela PF. O não pagamento fez com que uma empresa que é administrada pelo Governo Federal agisse às margens da lei, ou seja, o que era para ser exemplo para outras empresas privadas, passou a ser um mal exemplo a não ser seguido.

Agora o Porto de Laguna é mais uma vez fechado, desta vez pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), por negligência dos administradores e por falta de manutenção na fábrica de gelo, colocando assim em risco a vida de funcionários e usuários do Porto de Laguna.

O MPT fechou a fábrica de gelo no Porto de Laguna em 12/12/2013 e até hoje, quatro meses após, a Codesp e a Administração do Porto de Laguna não dão nem sequer explicações ao povo lagunense e muito menos aos armadores que usam o Porto de Laguna para descarregar suas embarcações e, digam-se de passagem, os armadores foram verdadeiros heróis, deram exemplo, continuaram descarregando suas embarcações em Laguna trazendo gelo de outras cidades, arcando assim com os prejuízos que a péssima Administração do Porto de Laguna, em conjunto com a CODESP de São Paulo, amparado pelas indicações do Governo Federal, vem causando.



Mantiveram assim, o emprego de centena de pessoas, dos armadores, dos funcionários, estivadores, para que o Porto continuasse com suas funções mesmo com prejuízos.

A ADM do Porto de Laguna e a CODESP mais uma vez demonstraram a sua incompetência, pois o Ministério da Agricultura e Abastecimento, através do controle de inspeção federal (CIF), interditou os salões de descarga de pescado pelo mesmo motivo, falta de manutenção.

O CIF fez vários autos de infrações, solicitando que as irregularidades fossem sanadas e nada foi feito, até que chegou um dia em que não deu mais para o Ministério protelar, pois todos os meios, tais como, advertência, autos de infrações já não adiantavam mais, pois nada foi feito pela CODESP para sanar as irregularidades e a única alternativa que sobrou foi o fechamento dos salões de recebimento e processamento de pescados.

Os salões, a ADM do Porto poderia resolver em poucos dias, pois era pouca coisa, isto já dá para se ter uma ideia que é falta de vontade aliada a má administração.

Agora o Porto de Laguna está com suas atividades paradas. Sem a fábrica de gelo e sem os salões de descargas operando, muitas pessoas estão desempregadas.

O Porto Organizado de Laguna ainda tem em operação uma Estação de Tratamento de Água (ETA), que está para ser fechada a qualquer momento, pois foi construída sem estudos do meio ambiente para capitação de água do sub-solo, sendo que já existe até multa e prazo para que a CODESP  apresente o projeto em que esta estação foi construída.

Esperamos que desta vez a CODESP não deixe que a ETA seja fechada, porque se tal fato vier acontecer só restará ao povo LAGUNENSE uma alternativa, que será abrir os portões do Porto de Laguna a visitação aos turistas, para que seja admirado como mais uma das coisas que Laguna já teve.



O PT, a CODESP e a Administração do Porto de Laguna contribuíram assim, com mais desempregos para nossa Laguna, mas quem sabe o PT poderá ajudar os LAGUNENSES com bolsas famílias e seguros desempregos, que parece ser a plataforma de Governo do PT.

Presidenta DILMA o povo LAGUNENSE não quer o fechamento do seu Porto e sim uma solução para o problema que seria sua imediata saída da CODESP, pois já ficou mais que provado que não funciona. Como pode um Porto administrar outro Porto ainda mais sendo um de São Paulo e outro em Santa Catarina, em que, os dois Portos são vinculados a Secretaria Especial de Portos (SEP), pois não existe explicação aceitável para que tal fato continue acontecendo.

Pedimos que o Porto de Laguna saia da Codesp e seja feita a sua transferência para o Ministério da Pesca, e que seja administrado por pessoas competentes e não apadrinhados políticos despreparados que são contratados para cumprir promessas a cabos eleitorais, sendo que já ficou provado, que são pessoas que não servem para administrar o nosso Porto. 



Ainda temos vários problemas esperando por soluções (e olha que são muitos), tais como: Assoreamento da bacia de evolução do cais do  Porto, boca da barra com aquela famosa pedra bem no meio, deixando assim somente trinta por cento da barra com condições de embarcações entrarem em nosso porto, cais com um metro e meio de calado, quando qualquer embarcação de médio porte cala dois metros e meio.

Senhores políticos, autoridades de laguna, comércio e povo LAGUNENSE em geral, vamos cobrar do Governo Federal uma imediata solução antes que seja tarde demais para Laguna.



Texto: Lúcio Ricardo Natal – Diretor do Sintac


*Esta publicação é de inteira responsabilidade do seu autor. O nosso papel é apenas manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária.







3 comentários:

  1. Em 12 anos de pt, só vi aumentar tudo que é ruim, nao fizeram nada pelo Brasil, os anteriores tbem foram safados, mas o pt lutou e conseguiu apos varias tentativas o poder, e o q fez, fez tudo de ruim dos outros elevado à 12° potencia, so querem favorecimentos, obras superfaturadas, asfixia financeira do povo com impostos extorsivos, deturpaçao da lei para beneficio proprio, covardia na exploracao de nossos recursos naturais, e da soberania nacional em setores estrategicos, estamos a mingua com essa corja de ladroes; nao existe oposiçao, ta tudo vendido, agora as eleiçoes estao ai de novo, mas o povo nao tem consciencia, e hj sinceramente nao vejo mais nem a luz no fim do tunel, ta uma desordem moral que nunca pensei que iria ver, causada por esses representantes do povo q deveriam ser exemplo, mas na verdade a semvergonhice começou a mais de 500 anos, e hj com tantos avanços na tecnologia, principalmente na comunicaçao, chega a ser antagonico, pois ai que era pra ser cobrado e organizado, mas infelizmente o povo so quer futebol, festa, novela, facebook, etc e tal, enquanto isso roubam rios de dinheiro, e nao ha quem os faça parar, e o povo cada vez mais chicote, mas se aceita, que viva como idiota, se achando certos, bom senso e algo que ninguem julga que precisa mais do que ja tem. Celio Becker

    ResponderExcluir
  2. É E TEREMOS ELEIÇÃO ESTE ANO PELO MENOS OS
    PORTUÁRIOS DEVERÃO ESCOLHER BEM SEU PRESIDENTE.
    PARA DEPOIS SABER COBRAR,SO CHORAR NÃO ADIANTA.

    ResponderExcluir
  3. POR TUDO QUE O COMPANHEIRO LUCIO COLOCOU, ELE , ASSIM COMO OUTROS DE LAGUNA, COM UMA VIDA DEDICADA EM BUSCA DAS MUDANÇAS QUE SÓ SE CONSEGUEM COM MUITA LUTA, SÓ TEMOS A LAMENTAR QUE AS VOZES DO POVO DE LAGUNA NÃO CONSIGAM CHEGAR AONDE QUEREM. MAS, NAO SÓ CHEGAR, TAMBÉM SEREM OUVIDAS COM ATENÇÃO, JUSTAMENTE POR UM PARTIDO QUE SE DIZ O MAIOR REPRESENTANTE DOS TRABALHADORES.

    MAS, DE QUE TRABALHADORES ESTAMOS FALANDO?

    ATT

    CILENO BORGES

    ResponderExcluir

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.