Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 1 de abril de 2014

0

SEP PROMOVE EM SANTOS CURSOS COM ESPECIALISTAS DA BÉLGICA





Qualidade e competitividade estão diretamente relacionadas à capacitação profissional. Com essa justificativa, a Secretaria de Portos (SEP) iniciou no dia 24 de março uma nova etapa de sua parceria – voltada ao preparo de gestores portuários – com a Bélgica, país onde estão complexos portuários considerados modelos de eficiência, tecnologia e competitividade.
O Porto de Santos é o primeiro a receber a comitiva de especialistas do Centro de Treinamento Portuário de Antuérpia (Apec). Uma solenidade entre o cônsul geral da Bélgica no Brasil, Didier Vanderhasselt, e representantes do governo brasileiro antecederam o início das aulas que capacitaram 32 profissionais.
“A intenção é de que seja algo fixo e duradouro. Já levamos nossa gente para lá, mas é mais vantajoso para nós se trouxermos os professores para o Brasil”, explicou o secretário-executivo da SEP, Eduardo Xavier, referindo-se à redução de custos e ao alcance da capacitação.
Ainda segundo Xavier, o melhor preparo da mão de obra portuária, tanto a do cais quanto a do escritório, é um dos objetivos do novo marco regulatório do setor (Lei 12.815/2013). “É mais uma frente que nós estamos inaugurando. A expectativa é de que esse conhecimento se multiplique, com aquelas pessoas que já foram capacitadas por aqui”, explica.
PROMISSOR
O início dessa capacitação feita por especialistas da Bélgica foi comemorado pelo Consul Geral do país no Brasil, Didier Vanderhasselt. “Vimos de perto o interesse dos brasileiros durante as visitas aos nossos portos. Sempre com muitos questionamentos, dispostos a aprender”, contou, ao lembrar que as relações comerciais entre as nações estão em bons momentos.
“Hoje há pelo menos um navio por dia que sai daqui, do Brasil, com destino à Bélgica. Isso nos faz, cada vez mais, estreitar laços”, comentou o Consul. Segundo ele, a ideia é que em breve um Centro de Treinamento Portuário de Antuérpia, com especialistas do setor, seja formado no Brasil. Com isso, haverá maior facilidade na troca de informações entre os dois lados.
PARCERIA
Além de Santos, os especialistas belgas percorrerão outras regiões do País. Também com cinco dias de duração, serão realizados seminários nos portos de Vitória (ES), Fortaleza (CE), Paranaguá (PR), Salvador (BA) e Belém (PA). Cada um irá tratar de um tópico. Em Santos, o tema é gestão portuária. Os demais assuntos são serviços portuários; aspectos comerciais do porto; aspectos financeiros do porto; infraestrutura e obras portuárias; e navegação interior.

Fonte: Jornal A Tribuna






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.