Postagem em destaque

PF FLAGRA PORTUÁRIOS COM PACOTES DE COCAÍNA NO CORPO PARA EMBARQUE EM NAVIO

Trabalhadores do Porto de Santos tentaram levar carregamento até navio atracado no cais, que foi cercado pela Guarda Portuária. Tablete...

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

0

PORTO DE ITAJAÍ REALIZOU SIMULADO DE EMERGÊNCIA




Para atender as premissas de seu Plano de Emergência Individual (PEI) e Plano de Controle de Emergência (PCE), o Porto de Itajaí realizou uma operação simulada de emergência. A ação objetivou o treinamento dos colaboradores do Porto, terminais e entidades que operam na área portuária no controle e atendimento de emergências no transporte e armazenamento de produtos químicos e vazamento de óleo no Rio Itajaí-Açu. Visou ainda a averiguação da efetividade dos planos e sua aplicabilidade em um caso real de emergência. Ambos os simulados foram realizados em parceria com APM Terminals e Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO).
“Nossa meta é mantermos as equipes preparadas e integradas para atender eventuais situações emergenciais de incidentes que possam afetar a integridade física das pessoas, danificar o patrimônio da empresa e/ou de terceiros, ou gerar impactos ao meio ambiente”, informa a gerente de Meio Ambiente do Porto de Itajaí, engenheira Medelin Pitrez dos Santos. Ela ainda informa que a base de emergência do Porto fica disponível 24 horas por dia, para atender ocorrências dessa natureza.

Os simulados foram realizados dentro da área portuária e envolveu os cenários: vazamento de óleo no Rio, seguido de queda de homem ao rio; e vazamento de produto químico, seguido de princípio de explosão e socorro a acidentado.
O primeiro simulado envolveu o vazamento de aproximadamente 17 metros cúbicos óleo combustível provindo do tanque de um guindaste MHC, seguido de queda de homem ao rio. O óleo acabou escoando sobre o piso do pátio e posteriormente atingiu as águas do rio Itajaí.
A segunda operação simulada envolveu a colisão de um caminhão que transportava um container com produto químico (bicromato de sódio), o que resultou no vazamento do produto, seguido de um princípio de explosão e intoxicação do motorista. Foi acionada a base de emergência da ECOSORB, que isolou a área, socorreu as vítimas e descontaminou local.

A ambulância do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) prestou os primeiros socorros aos atingidos e os encaminhou ao Pronto Socorro do Hospital Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí. Após o socorro, foi feito o encapsulamento da embalagem e os procedimentos necessários para garantir a segurança no local. “Exercícios como esse contribuem para que ações rápidas sejam tomadas, minimizando o tempo de resposta e otimizando resultados em casos de acidentes”, complementa a especialista.

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGISLAÇÕES