Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

0

PORTO DE ITAJAÍ REALIZOU SIMULADO DE EMERGÊNCIA




Para atender as premissas de seu Plano de Emergência Individual (PEI) e Plano de Controle de Emergência (PCE), o Porto de Itajaí realizou uma operação simulada de emergência. A ação objetivou o treinamento dos colaboradores do Porto, terminais e entidades que operam na área portuária no controle e atendimento de emergências no transporte e armazenamento de produtos químicos e vazamento de óleo no Rio Itajaí-Açu. Visou ainda a averiguação da efetividade dos planos e sua aplicabilidade em um caso real de emergência. Ambos os simulados foram realizados em parceria com APM Terminals e Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO).
“Nossa meta é mantermos as equipes preparadas e integradas para atender eventuais situações emergenciais de incidentes que possam afetar a integridade física das pessoas, danificar o patrimônio da empresa e/ou de terceiros, ou gerar impactos ao meio ambiente”, informa a gerente de Meio Ambiente do Porto de Itajaí, engenheira Medelin Pitrez dos Santos. Ela ainda informa que a base de emergência do Porto fica disponível 24 horas por dia, para atender ocorrências dessa natureza.

Os simulados foram realizados dentro da área portuária e envolveu os cenários: vazamento de óleo no Rio, seguido de queda de homem ao rio; e vazamento de produto químico, seguido de princípio de explosão e socorro a acidentado.
O primeiro simulado envolveu o vazamento de aproximadamente 17 metros cúbicos óleo combustível provindo do tanque de um guindaste MHC, seguido de queda de homem ao rio. O óleo acabou escoando sobre o piso do pátio e posteriormente atingiu as águas do rio Itajaí.
A segunda operação simulada envolveu a colisão de um caminhão que transportava um container com produto químico (bicromato de sódio), o que resultou no vazamento do produto, seguido de um princípio de explosão e intoxicação do motorista. Foi acionada a base de emergência da ECOSORB, que isolou a área, socorreu as vítimas e descontaminou local.

A ambulância do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) prestou os primeiros socorros aos atingidos e os encaminhou ao Pronto Socorro do Hospital Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí. Após o socorro, foi feito o encapsulamento da embalagem e os procedimentos necessários para garantir a segurança no local. “Exercícios como esse contribuem para que ações rápidas sejam tomadas, minimizando o tempo de resposta e otimizando resultados em casos de acidentes”, complementa a especialista.

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.