Postagem em destaque

PORTO DE SÃO FRANCISCO DO SUL REALIZA CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA OS AGENTES DA GUARDA PORTUÁRIA

O objetivo do curso é capacitar os agentes para exercerem suas funções em toda a área portuária A Administração do Porto de São ...

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

1

GUARDA PORTUÁRIA DETÉM CAMINHONEIRO COM CARGA EM BOLÉIA


Motorista não queria abrir a porta, alegando que estava quebrada

Em fiscalização rotineira na saída do Porto do Malhado, em Ilhéus-BA, guardas portuários detiveram um caminhoneiro por furto de sacas de cacau.

No último sábado (17), em fiscalização padrão, o Inspetor Da Hora e o GP Adriano Lemos, ao fazerem a revista do caminhão, um pelo lado do carona e outro pelo lado do motorista, a abertura da porta do carona foi negada pelo motorista, sob a alegação de estar quebrada. Em seguida, o GP que estava pelo lado do motorista pediu a abertura da porta por este lado e solicitou que o motorista descesse para que pudesse verificar a boléia do caminhão. Logo ao subir na cabine ele percebeu duas sacas de cacau escondidas em baixo da cama e em uma revista mais apurada achou mais duas sacas, uma delas no pé do banco do carona.
Posteriormente foi constatado que a porta não estava quebrada, ou seja, o motorista tentou ludibriar a fiscalização da Guarda Portuária.
Em revista mais apurada, foram localizadas outras sacas escondidas

O motorista da empresa Boni Comércio de Borracha Ltda., foi identificado como sendo Antônio Reis Santos Júnior, 46 anos. Foi constatado que as sacas de cacau foram furtadas do Armazém nº2 do porto, arrendado à Cargill Agrícola S.A.
Em virtude de não contar com viatura própria, foi solicitado o apoio da Polícia Militar para condução do elemento detido e do material apreendido à delegacia de Polícia Civil - 7ªCOORPIN, sendo os fatos apresentados ao Delegado Norberto Teixeira Cordeiro, que elaborou o boletim de ocorrência (BO) nº 15-04482, pelo art. 155 (furto).
O fato foi de extrema importância para o momento, pois começou nesta semana os trabalhos para a exportação do cacau e a ação serviu de exemplo para outros pretendentes a tentar extraviar carga do porto de Ilhéus.
Porto do Malhado, em Ilhéus-BA (Foto: Carlos Castilho - Blog do Pimenta)
O porto de Ilhéus e a região cacaueira vivem um marco em sua história, a produção de cacau conseguiu suprir a necessidade local e, além disso, vão exportar 100 mil sacas do produto para a Holanda. A mais de 20 anos que não se faz exportação de cacau no porto de Ilhéus, que foi construído para este fim.
Esta carga é muito visada por seu valor agregado e é muito comum a tentativa de extravio, o que leva a Guarda Portuária agir com mais atenção. Desta forma, mesmo com efetivo reduzido, mal aparelhado e com pouco suporte, nossos guerreiros lutam pelo bom desempenho da função.
A Guarda Portuária está de olho!

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                                                                               
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

* Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.





Um comentário:

LEGISLAÇÕES