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GUARDAS PORTUÁRIOS DENUNCIAM DIMINUIÇÃO DO EFETIVO E SUPRESSÃO DE POSTOS NO PARÁ

O quadro caótico vem comprometendo sensivelmente a segurança pública nos portos do Pará No dia 27 de janeiro, uma petição assinada...

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

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PORTO ABANDONADO: GUARDA PORTUÁRIA DA CODESA ESTÁ SUCATEADA




O sucateamento da Guarda Portuária e a falta de visão estratégica do papel da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) como Autoridade Portuária no contexto da segurança pública e patrimonial resultaram no abandono de áreas e bens públicos sob o domínio da empresa.
Como consequência, porto abandonado e postos de segurança desguarnecidos. O cenário exposto revela o despreparo desta gestão na condução da atividade de segurança, que desde 2013 não consegue dar fim a situação absurda da falta de equipamentos básicos de proteção dos agentes de segurança, como coletes balísticos e armamento para a defesa pessoal.
Não bastassem estes absurdos e o descuido com a vida e a integridade dos agentes, ainda temos que suportar o completo desmantelamento das equipes de trabalho da Guarda Portuária, cujo efetivo reduzido não consegue suprir a demanda de todos os postos de trabalho.

O Sindicato da Guarda Portuária propôs, emergencialmente, um planejamento mínimo de agentes por plantão que atendesse precariamente os postos mais demandados de segurança, que resultou em ação da empresa no sentido de complementar o efetivo mínimo em 25 agentes por escala nos portos de Vitória e Capuaba, o que vinha sendo cumprido até a greve da categoria.
Após o movimento grevista, a Codesa resolveu retaliar a categoria e descumpriu o acordo judicial pactuado, sujeitando novamente as áreas sob o seu domínio ao descaso. Como resultado da falta de efetivo de segurança, foram verificadas recorrentes invasões do perímetro alfandegado, novos furtos de cabos de cobre no silo de Capuaba, comprometendo e gerando prejuízo aos operadores portuários, além de roubo de computador da empresa Multilift, no berço 905, denominado Ferro Gusa, dentre outras.

A respeito da determinação judicial que obrigou a Codesa a retirar todos os terceirizados das atividades de segurança de sua área, é bom lembrar que os órgãos superiores e de controle já orientavam a companhia desde 2010 sobre a ilegalidade praticada, mas esta gestão resolveu não ouvi-los, resultando no quadro atual.

Apostando na perene utilização de mão de obra terceirizada e no sucateamento da sua Guarda Portuária, colocou em xeque a sua pretensa certificação, pois ainda opera sob Termo de Aptidão, não conseguindo suprir a demanda obrigatória proposta em seu próprio plano de segurança.

É muito grave a situação de segurança nos portos públicos capixabas, quando temos áreas e equipamentos completamente entregues à sorte ou à mercê dos depredadores, usuários de drogas e invasores, como o que está acontecendo no chamado Morro da Esso.
Outro absurdo vem do berço 902, onde se encontra atracado o Navio Iron Trader, cuja guarita de segurança foi completamente vandalizada e, acreditem, as chaves do portão estão nas mãos de tripulantes estrangeiros. Uma vergonha!
Codesa permite vigilantes na área do porto organizado
Por conta da falta de guardas portuários para exercer as atividades na área do porto organizado, um coordenador concordou em permitir que a empresa Estacom colocasse vigilantes dentro da área do porto organizado, a pretexto de garantir os materiais para a obra do Atalaia, casos dos vigilantes Valdeir e Sebastião Correia. Primeiramente, é ilegal a presença deles em área alfandegada, cuja prerrogativa é da Guarda Portuária.
Depois, fica uma dúvida. Se o presidente insiste que o número de agentes nos plantões é suficiente, como entender a elevação da segurança por terceiros e o receio da empresa Estacom com a segurança em sua obra?
Ainda não falamos da área sob responsabilidade da Codesa em Portocel, sem nenhum tipo de vigilância ou segurança. Como pôde ocorrer isto?
É esta a qualidade de gestão que se espera de uma grande empresa pública como a Codesa? Cadê o trabalho dos detentores do poder de nomeação para os cargos diretivos da Companhia Docas do Espírito Santo?
Vimos que houve alguma mudança nas diretorias, mas até quando e com que tipo de acometimento ao patrimônio e aos interesses públicos dos nossos portos ainda deveremos suportar? Gestão é coisa séria e para quem entende

Fonte: Sindiguapor.

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6 comentários:

  1. DIZER O QUE ? ONDE VAMOS ASSIM?
    CHEGA DE FALAR NISSO . VAMOS CUIDAR DE NOSSAS VIDAS , PORQUE ELES NÃO ESTÃO NEM AI.
    O MELHOR É IR PESCAR , JÁ CANSEI DE VER CHEFIA ENTRAR CHEFIA SAIR E ELES QUE DIZIAM QUANDO ERAM GUARDAS QUE IRIAM FAZER ISSO E AQUILO E NÃO FAZEM NADA. AGORA
    . ESTÃO MUITO LONGE DA GUARDA NOS GABINETES COM MELHORES SALÁRIOS E NÃO
    MOVEM UMA PALHA.
    CHEGA.
    GP ALEXANDRE - ES

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    1. LAMENTÁVEL VER A SITUAÇÃO ESTRUTURAL E FÍSICA DAS AREAS DOS PORTOS E DOS POSTOS DA GP DA CODESA.
      CARO GP ALEXANDRE, AQUI TAMBÉM JÁ FOI ASSIM.
      INFELIZMENTE, ESSE QUADRO SO MUDA COM MUITA LUTA E PERSISTENCIA.
      INFELIZMENTE, TAMBÉM, AS CIAS DOCAS SÓ ACATAM DETERMINAÇÃO JUDICIAL, SE ESQUIVAM EM RESOLVER TUDO ADMINISTRATIVAMENTE.
      E CADA VEZ MAIS FICAMOS DESACREDITADOS E POUCOS A LUTAR E BRADAR, TENDO TANTOS TRAIDORES DA CAUSA QUE ANTES, COM DISCURSOS BONITOS, DEFENDIAM.

      CILENO BORGES

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  2. ESSE SUCATEAMENTO E PRECARIZAÇAO TAMBEM SAO MUITO COMUNS AQUI NA CDP.
    UM VERDADEIRO CANCER QUE SE ARRASTA E COM O QUAL TEM SE QUE CONVIVER.
    COM A DIFERENÇA QUE NA CODESA TEM UM SINDICATO, ACREDITO, QUE LUTA PELA CATEGORIA, DIFERENTEMENTE DOS DAQUI.

    CILENO BORGES

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  3. CILENO TEMOS UM SINDICATO. TEMOS UM SINDICATO QUE DEVERIA IR PRA GUERRA.
    PORQUE COM ESSA GENTE NÃO TEM MAIS CONDIÇÃO DE DIALOGO É MUITO CINISMO.
    AGENTE AS VEZES FICA AMARGO MAS VC É GUARDA PORTUÁRIO POR VOCAÇÃO ASSIM
    COMO EU QUEREMOS VER ESSA INSTITUIÇÃO COMO UMA FORÇA DE SEGURANÇA VERDA-
    DEIRA E NÃO SERMOS TRATADOS COMO SIMPLES NEM SEI O QUE . PARA EX. : NOS OBRI-
    GAM A CADA CAMINHÃO QUE SAI A PEGAR AUTORIZAÇÃO DE SAIDA DE MERCADORIAS ,
    ISSO EM UM DIA DE MOVIMENTO É ATÉ HUMILHANTE E DAI O GUARDA QUE DEVERIA FAZER
    A INSPEÇÃO DE CABINES JÁ SATURADO NÃO FAZ PORQUE ESTA O DIA TODO INDO ATÉ A GUA-
    RITA E VOLTANDO PORQUE QUANDO CHEGA PRA SENTAR JÁ TEM CAMINHÃO ESPERANDO .
    E ELES QUE PASSARAM NO CONCURSO , FORAM COLEGAS DE CURSO DE FORMAÇÃO E ETC..
    DEVERIAM DIZER : ESPERA AI , SE É PRA ISSO TOMA MEU CARGO AQUI . MAS QUEM FAZ ISSO?
    OU DEVERIAM ARGUMENTAR TENTAR MUDAR COISAS SIMPLES ATÉ , MAS NÃO .
    VOCES VIRAM OS POSTOS AI ABANDONADOS O PATRIMONIO TAMBEM EMPRESAS E PESSOAS QUE TRABALHAM DENTRO DO PORTO ESTÃO INSEGURAS TAMBEM . NA NOITE DO DIA 01/10 POR VOLTA
    DAS 22 HORAS ESTAVA FAZENDO ( RONDA NÃO VOU DIZER PORQUE AI DEVERIA SER DOIS E ARMA-
    DOS) UM GIRO E UM ELEMENTO IA PASSANDO E EM ATITUDE E COMPORTAMENTO SUSPEITO NÃO
    PUDE FAZER UMA ABORDAGEM DEVIDO A ESTAR DESARMADO MESMO ASSIM FUI EM SEU ENCALÇO E AO CHEGAR NA GUARITA CHAMADA POR NÓS DE AVANÇADA POR SORTE ESTAVAM
    DOIS GUARDAS UM DELES RONDANTE DE MOTO DAI SINALIZEI E ABORDAMOS COM MUITA CAUTELA CONSEGUIMOS DISSUADIR O MESMO A PROSSEGUIR PARA DENTRO DO COMPLEXO
    PORTUÁRIO. OU SEJA QUEM DEVERIA FAZER A SEGURANÇA ESTA CORRENDO SÉRIO RISCO EM
    SUA INTEGRIDADE FISICA . ENTÃO É ISSO QUE TEMOS . UM SINDICATO E NADA MAIS . PORQUE
    GUARDA SÓ NO NOME . INFELIZMENTE COMPANHEIRO É DURO NÓS QUE ESTAMOS AQUI NESSE
    ESPAÇO MUITAS VEZES COMEMORANDO DANDO PARABÉNS UNS AOS OUTROS MAS TEM HORAS
    EM QUE NÃO SABEMOS SE VAMOS CONSEGUIR O NOSSO INTENTO QUE É TER UMA VERDADEIRA
    GUARDA PORTUÁRIA DO BRASIL , RESPEITADA COMO DEVE SER . MAS VAMOS EM FRENTE COMPA-
    NHEIRO NÃO VAMOS ENTREGAR O JOGO VOCE SABE NÓS ENVERGAMOS MAS NÃO QUEBRAMOS.
    FIRME.
    GP ALEXANDRE -ES

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    1. ALEXANDRE,

      DEUS É CONOSCO, NUNCA ABANDONA OS QUE LUTAM.

      À LUTA, SEMPRE,,,,

      DESISTIR, JAMAIS!

      CILENO BORGES

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  4. VEJAM VCS QUE ESCREVI ESSAS LINHAS , NO FIM DE SEMANA , SEM SABER QUE NA SEXTA
    ELES HAVIAM ENTRADO , MAIS UMA VEZ , NOS SILOS , E ROUBADO GRANDE QUANTIDADE
    DE FIOS O QUE INVIABILIZOU AS OPERAÇÕES DANDO UM PREJUIZO EM DOBRO Á COMPANHIA.
    E O SINDICATO DENUNCIOU ENTREGANDO AS IMAGENS Á IMPRENSA E A IMPRENSA ACOMPA-
    NHOU A DIREÇÃO SINDICAL ATÉ OS POSTOS ABANDONADOS E TUDO FOI VEICULADO NA TV.
    A RESPOSTA DA COMPANHIA FOI QUE AQUELES POSTOS NÃO PERTENCIAM A CODESA .
    ENTÃO QUANDO AGENTE FALA EM CINISMO FALA COM TODA PROPRIEDADE , ELES NÃO ESTÃO
    NEM AI MESMO , INCLUSIVE NÃO SÓ COM O PATRIMONIO MAS COM A VIDA DOS FUNCIONÁRIOS
    DOS SILOS POR EX. VEJAM QUE RISCO ESTÃO CORRENDO.
    JÁ SERIA O CASO DE UMA RESPONSABILIZAÇÃO CIVIL E CRIMINAL DESSE PESSOAL.
    E BARCO TOCA E ELES APARECEM NAS FOTOS DO SITE DA COMPANHIA COM FULANO BELTRANO
    DO LADO , AUTORIDADES ETC.. COMO SE TUDO FOSSE UMA DISNEYLANDIA.
    E A COMPANHIA CORRENDO UM RISCO DE SE FOR FEITA UMA AUDITORIA NA PARTE DE
    SEGURANÇA SER ATÉ MESMO INTERDITADA , VISTO QUE ESCULHAMBAÇÃO IGUAL A ESSA NÃO
    SE ESPERAVA NEM SE IMAGINAVA.
    GP ALEXANDRE-ES


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