Postagem em destaque

PF FLAGRA PORTUÁRIOS COM PACOTES DE COCAÍNA NO CORPO PARA EMBARQUE EM NAVIO

Trabalhadores do Porto de Santos tentaram levar carregamento até navio atracado no cais, que foi cercado pela Guarda Portuária. Tablete...

segunda-feira, 25 de abril de 2016

1

GUARDA PORTUÁRIA TERÁ CONCURSO NA CODESP




A afirmação é do presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo, José Alex Botelho de Oliva.
Em todos os eventos que tem participado neste ano, o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), fala sobre a realização de um concurso público na empresa.
A Diretoria Executiva, na sua 1745º Reunião Ordinária, realizada em 13/01/2016, decidiu autorizar os procedimentos objetivando a realização de concurso público e formação de cadastro de reserva para admissão de pessoal.
Restrição
Em 23 de dezembro de 2015, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 17, do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), estabelecendo os limites máximos para o quadro de pessoal das empresas públicas e sociedades de economia mista onde a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.
O limite máximo estipulado para a CODESP é fixado em 1.588 empregados, e atualmente, a empresa conta com 1.575 funcionários, considerando inclusive o Porto de Laguna, estando vagos apenas 13 postos de trabalho.
Apenas em situações excepcionais e devidamente justificadas, deverá haver admissões na situação de acréscimo de contingente, cabendo ao gestor trabalhar com a hipótese de reposição de pessoal.
PIDV
Paralelamente a realização do Concurso Público, a CODESP vem trabalhando na formatação de um Programa de Incentivo de Desligamento Voluntário (PIDV), o que poderá ocasionar a abertura de muitas vagas, pois existem dentro da empresa vários empregados aposentados, apenas esperando a abertura desse plano para oficializarem o seu desligamento.
Aprogport
Diante das manifestações do presidente, a Associação Profissional da Guarda Portuária nos Serviços de Vigilância e Segurança Portuária do Estado de São Paulo (APROGPORT), em 05 de fevereiro, enviou ofício solicitando que a Guarda Portuária fosse contemplada no processo de avaliação de vagas.
Em resposta a solicitação, Alex Botelho assegurou que a Guarda Portuária será contemplada.

Superintendente da Guarda
Segundo o Superintendente da Guarda Portuária, Ezio Ricardo Borghetti, as vagas deverão levar em consideração a revisão do Plano de Segurança Pública Portuária (PSPP) e o PIDV para então definir o número de guardas portuários. Borghetti fala ainda que será necessário processar alterações no quadro de colaboradores para o bom desempenho da Unidade de Segurança, no entanto, sem especificar quais seriam essas alterações.
Vagas atuais
Segundo foi apurado pelo Portal Segurança Portuária Em Foco, desde a última admissão de guarda portuário, realizada em 04 de julho de 2013, houve a rescisão contratual de 12 (doze) guardas, sendo 04 (quatro) rescisões sem justa causa, por iniciativa do empregado; 02 (duas) rescisões com justa causa, por iniciativa do empregador; 04 (quatro) rescisões em decorrência do falecimento do empregado e 01 (uma) rescisão em decorrência de aposentadoria especial.
Autorização
A CODESP aguarda agora a autorização do DEST para a implantação do PIDV, e posteriormente para a realização do concurso.

. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                                                                               
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                                                 
COMENTÁRIOS

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.


Um comentário:

  1. esto estudando muito para o proximo concurso da guarda portuaria e meu sonho e não desisto 13 988292562 ja sou vigilante e escolta armada

    ResponderExcluir

LEGISLAÇÕES