Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

0

TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS NÃO FARÁ EVENTOS EM ÁREA EXTERNA




Recomendação foi feita pelo Ministério Público Federal (MPF)
O Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, administrado pelo Concais, não realizará mais eventos artísticos ou musicais na área externa da instalação. A empresa acatou a recomendação do Ministério Público Federal (MPF), que alertava para a segurança dos frequentadores e do Porto de Santos.
A decisão também foi aceita pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), responsável pela área arrendada, localizada no Cais de Outeirinhos. As firmas se basearam no posicionamento da Advocacia Geral da União (AGU), que destacou a norma contratual para a realização de eventos apenas nas áreas internas.
A consulta ocorreu após o procurador da República Thiago Lacerda Nobre abrir, em 2015, inquérito civil público e notificar a extinta Secretaria de Portos (SEP) – nesta quarta-feira (3) a pasta foi absorvida pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. A investigação ocorreu após denúncia de descumprimento do contrato de arrendamento.
Pelo documento original, obtido pelo MPF, a realização de ações na área externa não era prevista. No entanto, de acordo com a Procuradoria, a resposta informada pela Codesp, SEP e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) era que um aditivo no contrato firmado entre as partes havia solucionado a questão.
Todavia, o posicionamento da AGU, solicitado pela SEP, manteve a limitação de eventos somente nas áreas construídas. Ao receber a notificação de que o parecer havia sido acatado, o promotor arquivou o inquérito e notificou a Antaq para fiscalizar o cumprimento do acordo.
Diante da nova realidade, um festival de música eletrônica que seria realizado no estacionamento do terminal foi cancelado. O Concais informou, por meio de nota, que como sempre ocorreu, irá acatar as recomendações determinadas pelas autoridades.
Também via comunicado, a Codesp afirma que o contrato de arrendamento terminal permite a realização de eventos em toda a área arrendada, desde que obedecidas as normas legais, com a apresentação de documentos que atestem a segurança.
“A decisão de não realizar eventos na área externa acata recomendação do MPF, levando em conta o trânsito de pessoas e veículos nas áreas adjacentes ao terminal e a logística operacional do Porto de Santos no período de realização do evento”, informa a estatal.

* Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                
COMENTÁRIOS

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.