Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

0

VAZAMENTO DE ÓLEO DURANTE ABASTECIMENTO DE NAVIO ATINGE CANAL DO PORTO




Barreiras de contenção e mantas absorventes foram lançadas para evitar a dispersão do combustível

Um abastecimento malsucedido do navio graneleiro Shao Shan 5, de bandeira de Hong Kong, provocou vazamento de combustível e uma mancha de óleo nas proximidades do armazém 19 do Porto de Santos, na manhã da última segunda-feira (1º).
Segundo informações da Cetesb, o óleo derramado atingiu o estuário entre o berço e o costado de dois navios. Inicialmente, estima-se um vazamento de 50 a 100 litros de óleo (Posteriormente a Cetesb estimou em 2 mil litros).

A agência marítima Inchcape Shipping Services (ISS), responsável pelo navio no cais santista, informou que o incidente ocorreu às 7h15, durante operação de abastecimento. Uma equipe da Capitania dos Portos foi acionada e se deslocou para o local, quando foi comunicada do ocorrido. Ao chegar, verificou que havia machas de óleo próximo ao navio e no seu costado.
A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) esclareceu houve derramamento de óleo bunker, que transbordou do tanque pelo respiro, vazando para o estuário pela borda do convés, lado terra do navio. O óleo se espalhou por cerca de 300 m².
Ainda segundo a estatal, estão sendo feitos os trabalhos de limpeza no local, que envolvem a retirada do óleo, a limpeza da embarcação e da murada do cais.
Já a ISS informou que pelo menos 30 litros de óleo foram acidentalmente jogados ao mar. A agência acredita, inicialmente, em falha humana.

Protocolo de emergência foi acionado e barreiras de contenção foram lançadas no Estuário, assim como mantas absorventes. Por enquanto, a programação do cargueiro Shao Shan 5 permanece a mesma, com previsão de saída do Porto de Santos às 21 horas com 60 mil toneladas de milho embarcados.
A embarcação foi notificada por meio de sua agência e foram coletadas informações para elaboração de laudo técnico.

Representantes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) também estão no local para apurar os danos causados pelo incidente.
A Rumo Logística, responsável pelo Armazém 19, informou que o vazamento não tem relação com as operações ligadas à empresa. "Essa é uma questão entre a empresa abastecedora e o navio. Durante o abastecimento da embarcação ocorreu este vazamento, que não está relacionado à Rumo", informou em nota.


* Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                
COMENTÁRIOS

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.