Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

0

GUARDA PORTUÁRIA DO RIO APRESENTA BALANÇO DA PARTICIPAÇÃO NA SEGURANÇA DA OLIMPÍADA




A CDRJ, por meio da sua Guarda Portuária, foi responsável pela implementação das medidas previstas no Plano Tático Integrado no Porto Público

A Superintendente da Guarda Portuária, Izabela Santoni, apresentou no início do mês, o balanço da participação da Guarda Portuária do Porto do Rio de Janeiro na segurança das olímpiadas Rio 2016.
O forte esquema de segurança montado para receber as embarcações atracadas no porto, devido os Jogos Olímpicos, contou com a participação de:
• Guarda Portuária da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ);
• Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos – SESGE/MJ;
• Píer Mauá S/A;
• Departamento de Polícia Federal;
• Departamento de Polícia Rodoviária Federal;
• Agencia Brasileira de Inteligência - ABIN;
• Secretaria de Estado de Segurança;
• Secretaria Municipal de Ordem Pública;
• Comitê Rio 2016.

Tendo como coordenador o Sr. Alexandre Menezes (SESGE), e coordenador adjunto a Superintendente da Guarda Portuária, Izabela Santoni, a Oficina Temática dos Portos (OT Portos) capitaneou a organização e implementação do Plano Integrado de Segurança e Ordenamento urbano.

A CDRJ, por meio da sua Guarda Portuária, foi responsável pela implementação das medidas previstas no Plano Tático Integrado no Porto Público.
Funções executadas pela Guarda Portuária

Segundo a Superintendente da Guarda Portuária, Izabela Santoni, foi um período de muita responsabilidade, integração, visibilidade e empoderamento da Guarda Portuária, onde todo o efetivo se empenhou de maneira exemplar, exercendo papel fundamental no Protocolo de Segurança criado para o evento.

Diariamente as equipes de serviço recebiam instruções sobre as diretrizes para o trabalho a ser executado.

Além do serviço costumeiro nos portões e demais postos, a Guarda Portuária atuou diretamente no Terminal de Passageiros, na interface dos transatlânticos procedendo com a escolta de todas as cargas de consumo de bordo e dos iates aportados, no patrulhamento do canal de acesso e demais áreas molhadas a bordo de lanchas junto à Polícia Federal, como também na proteção diferenciada a ministros e autoridades que estiveram no Porto neste período em uma jornada de mais de 450 horas consecutivas seja no porto ou no monitoramento diuturno pelo nosso CFTV, no Centro Integrado de Comando e Controle do Governo do Estado - CICC, bem como no Centro Integrado de Segurança da Instalação Portuária - CISI.

Izabela Santoni fez questão de mencionar alguns dos diversos elogios recebidos, que demonstram claramente o maior legado adquirido com a missão:
“O trabalho da Guarda Portuária foi excepcional. A preparação e o apoio às ações de segurança no perímetro do Porto do Rio nos deram a certeza de que o Boulevard Olímpico seria um dos pontos mais tranquilos dos Jogos, apesar do grande público. Um golaço a favor do Brasil. Parabéns!" - Marcos Mesquita – Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.
"A Guarda Portuária tem feito um excelente trabalho. O turismo depende de um ambiente favorável, com segurança para crescer e gerar emprego. A atuação competente das autoridades marítimas nas Docas do Rio de Janeiro nos permite afirmar que o Boulevard Olímpico ficará como um importante legado para o turismo da capital carioca” - Alberto Alves - Ministro do Turismo.
"Ao ser designado para coordenar o Centro Integrado de Segurança da Instalação Píer Mauá - CISI/PMC, eu tive a oportunidade de trabalhar com profissionais da mais alta qualidade das instituições integrantes da OT Portos, cabendo destacar a competência, comprometimento e profissionalismo dos integrantes da Guarda Portuária, que com um trabalho de excelência, contribuíram de forma contundente para o sucesso da operação no PMC. Destaco ainda, para tal mister, a competente liderança de sua Superintendente, Izabela Santoni, que desde as primeiras reuniões da OT Portos, sempre esteve alinhada com o propósito do sucesso da segurança portuária durante os Jogos Rio 2016, atendendo de forma incondicional e isenta a todas as demandas surgidas durante a operação. Parabéns e meus sinceros agradecimentos.” - Alexandre Arantes de Menezes - Coordenador do CISI, SESGE/ Ministério da Justiça.
"Parabéns à Guarda Portuária por ter participado diretamente da segurança de tão importante evento. Parabéns aos membros desta instituição que direta ou indiretamente garantiram o sucesso do evento. Obrigado pela oportunidade nunca antes apresentada e por acreditar na capacidade dos membros da Guarda“ - RD Anderson Pacheco de Camargo - Guarda Portuário.
“Agradeço por nos inserir no contexto da segurança pública portuária e a um nível tão alto. Há 12 anos que estou na CDRJ e nossa instituição nunca foi tão bem representada" - RD Germano Corrêa dos Santos - Guarda Portuário.
Fonte: CDRJ

* Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                
COMENTÁRIOS


Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.