Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

0

CODESP COMEÇA O ANO COM O PÉ ESQUERDO




A estatal portuária pretende contratar bombeiros civis terceirizados para o atendimento de ocorrências no cais

A julgar pela matéria veiculada no jornal A Tribuna, na edição da última sexta-feira (06), sob o título "PAM fará vistorias em terminais portuários - Simulado ocorrerá na Ilha Barnabé", a direção da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) apresenta seu cartão de visitas para 2017 e começa o ano novo com o pé esquerdo.
Isto porque, a notícia de que a estatal portuária pretende contratar bombeiros civis terceirizados para o atendimento de ocorrências no cais santista foi mal recebida pelos colaboradores da empresa, com destaque para os lotados na Guarda Portuária, e mais ainda pelos dirigentes do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport).
A intenção da empresa está sendo encarada pelos trabalhadores como uma afronta diante da séria ameaça de terceirização de serviços que há anos são realizados pelos membros da antiga corporação. "Soltar uma nota dessas foi seguramente um ato de irresponsabilidade, sobretudo pelo clima de insatisfação e intranquilidade que acabou gerando na categoria", reclamou o presidente do Sindaport, Everandy Cirino dos Santos.
Segundo o dirigente, desde as primeiras horas da manhã os telefones do Sindicato foram acionados com dezenas de chamadas dos colaboradores da estatal questionando a nota e pedindo providências da entidade representativa. "Foi assim durante o dia inteiro, mas logo cedo acionamos o nosso departamento jurídico para uma consulta sobre a legitimidade ou não da Codesp poder promover uma mudança dessa magnitude uma vez que a Guarda Portuária está prevista no marco regulatório do setor (Lei nº 12.815/13)."
Para Cirino, a iniciativa não é novidade considerando que a empresa, no início dos anos 2000, tentou terceirizar as atividades atribuídas aos guardas portuários, sem sucesso. Na ocasião, o poder de mobilização da lendária categoria aliado a uma atuação incisiva das lideranças do Sindaport junto aos tribunais, autoridades do seguimento, políticos e demais agentes envolvidos se constituíram em fatores determinantes para o recuo da estatal portuária.
De acordo com o sindicalista, uma nova ação judicial contra a empresa e até mesmo a paralisação das atividades no complexo santista já estão sendo consideradas pelas lideranças do Sindaport e trabalhadores. "Vamos aguardar o posicionamento do nosso corpo jurídico, bem como do Ministério Público e demais autoridades consultadas para sabermos quais os próximos passos e providências que adotaremos contra essa ou qualquer outra ameaça de terceirização dentro da Codesp", concluiu.


* Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                
COMENTÁRIOS

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.