Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 3 de outubro de 2017

0

ANTAQ INTEGRA MISSÃO SOBRE SEGURANÇA DA NAVEGAÇÃO NOS EUA




A comitiva brasileira visitou instalações da Guarda Costeira norte-americana em Washington, Norfolk e Miami, onde manteve contatos com autoridades militares e civis daquele país

O Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski, integrou a comitiva brasileira que visitou, na semana passada, instalações da Guarda Costeira dos Estados Unidos da América, em Washington D.C., Norfolk e Miami. Na ocasião também se discutiu  sobre  o Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code), que foi criado pela Organização Marítima Mundial.
A comitiva, liderada pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – Censipam, também contou com a participação do diretor daquele Centro, Rogério Soares, do COordenador do Comando de Operações Táticas – COT / Serviço de Polícia Marítima da Polícia Federal, Delegado Marcos Santos, do Adido Naval do Brasil nos Estados Unidos e Canadá, Contra-Almirante Newton Calvoso Pinto Homem, e do Diretor do Centro Integrado para Combate ao Crime Organizado com Ênfase em Narcotráfico (Ciccon), Cláudio Mendes.

Durante os cinco dias da missão, a comitiva brasileira visitou o Quartel General da Guarda Costeira americana, em Washington, a Área Atlântica da instituição, em Portsmouth/Norfolk, e o Comando do Sul, (SouthCom), em Miami, onde avistou-se com autoridades militares e civis daquele país para debater aspectos de comando e controle, operações voltadas a missões de segurança nacional – busca e salvamento, aplicação da Lei Marítima e segurança nos portos.
Na ocasião, a Marinha do Brasil, o Ministério da Defesa, a Antaq e o Serviço de Polícia Marítima da Polícia Federal do Brasil reuniram-se com lideranças da Guarda Costeira dos EUA, com o objetivo de fomentar relacionamentos profissionais através de interações e reuniões com lideranças das respectivas instituições representadas.
A visita dá início às negociações para acordos bilaterais entre a Guarda Costeira dos EUA e a Marinha do Brasil, no âmbito da aplicação da lei de segurança da navegação no Brasil, e para criação do cargo de adido da Guarda Costeira dos EUA, em Brasília. A visita também promoveu encontros pessoais e abriu o caminho para discussões voltadas à elaboração do rascunho de Memorando de Entendimento para Compartilhamento de Informações entre os dois países na área da segurança da navegação.
Para o Diretor-Geral da Antaq, a missão proporcionou uma oportunidade de tratar com as autoridades brasileiras a segurança da navegação no Brasil, especialmente nos rios da Amazônia, onde a pirataria vem crescendo em ritmo alarmante, gerando, com isso, enormes prejuízos materiais e de vidas.
Segundo Tokarski, por conta dessas pilhagens, que são cada vez mais frequentes, os fretes cobrados na região já estão encarecendo por conta de novos custos para os armadores na contratação de segurança privada, dentre outros. “Isso não pode continuar, sob pena de inviabilizarmos os produtos produzidos na região, no caso eletrônicos, e os combustíveis, tornando-os mais caros para toda a sociedade da Amazônia”, salientou o diretor-geral da Antaq, acrescentando que a maior parte dos assaltos ocorrem em áreas onde não há nenhum sistema de comunicação disponível, dificultando a ação da polícia.

Fonte: ANTAQ

* Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                                                                                                                         
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                                                           
                                                               COMENTÁRIOS                             



Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.