Postagem em destaque

NOVO COMANDO NA GUARDA PORTUÁRIA DO RIO DE JANEIRO

Capitão reformado da Polícia Militar, Hugo, já comandou a Guarda Portuária em outra oportunidade No dia seis de setembro, o presid...

sábado, 7 de outubro de 2017

0

PORTO DO ITAQUI REALIZA XXIV REUNIÃO DO COOPERAPORTOS




O Cooperaportos foi criado com a intenção de afirmar o desenvolvimento sustentável como fator indispensável para o aumento das importações e exportações

O Porto do Itaqui realizou nesta semana a XXIV Reunião do Cooperaportos, com a presença de representantes da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAQ) e de diversas autoridades portuárias do país.
A programação foi iniciada na quinta-feira (5) no auditório da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e seguiu até a sexta-feira), com palestras sobre responsabilidade socioambiental, relação porto-cidade, além de debate sobre a Resolução do CONAMA 398, do Conselho Nacional do Meio Ambiente.
O presidente da EMAP, Ted Lago, saudou os participantes na abertura do evento. “Realizar aqui o encontro anual do Cooperaportos é de grande importância por reunir diversas autoridades portuárias para debater e trocar informações sobre o desenvolvimento portuário comprometido com a questão socioambiental. E também é uma oportunidade de apresentar nossas ações nessa área”, afirmou.
“O objetivo é falar sobre o tratamento das questões ambientais, o dia a dia da operação portuária. É o que esperamos que evolua em termos de investimento, de tecnologia de movimentação. E nesses encontros nós temos mais liberdade de comentar as questões e também de auto avaliarmos”, disse o gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ANTAQ, Marcos Maia, que ministrou palestra sobre o tema Mudanças Climáticas.
Um panorama das ações do Porto do Itaqui nessa área foi apresentado pela gestora de Meio Ambiente, Gabriela Heckler, e em seguida a gerente de Comunicação e Responsabilidade Social, Deborah Baesse, mostrou as principais diretrizes do Programa de Responsabilidade Social da EMAP.
A Proposta de Resolução ANTAQ – Investimentos do Porto do Itaqui em Responsabilidade Socioambiental, apresentado pela advogada ambienta da empresa, Isabella Pearce, foi um dos temas de destaque na primeira etapa de debates do evento, nesta quinta.
Cooperaportos
O Cooperaportos foi criado com a intenção de afirmar o desenvolvimento sustentável como fator indispensável para o aumento das importações e exportações dos portos nacionais, e promover a transferência para os portos brasileiros dos níveis de conformidades implantados nos principais portos europeus, americanos e asiáticos.
Também integra o escopo dos objetivos o desenvolvimento conjunto das exigências ambientais e implementação do Sistema de Gestão Integrada de Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional.
As atividades do Cooperaportos abrangem reuniões periódicas nos portos e instituições do sistema; exposição de diretrizes do Ministério dos Transportes Portos e Aviação Civil da Secretaria Nacional de Portos, ANTAQ, das administrações portuárias e outras instituições; integração com outras autoridades, instituições e comunidades; discussões e aplicações das ferramentas de desenvolvimento estratégico para implementação de melhorias.

A programação contou com a participação de representantes das Companhias Docas do Espírito Santo, da Bahia, de São Paulo, Rio de Janeiro e do Pará; dos portos de Paranaguá e Antonina, Santos, Imbituba; da Universidade Federal do Maranhão e das empresas Vale e Alumar.

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                                                                                                                         
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                                                           
                                                          COMENTÁRIOS                             


Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGISLAÇÕES