Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

ALFÂNDEGA DE SANTOS TORNA OBRIGATÓRIO ESCANEAMENTO DE CONTÊINERES DE EXPORTAÇÃO PARA 5 DESTINOS

Medida, aplicável a Austrália, Singapura, Indonésia, Taiwan ou Hong Kong, é válida a partir da sexta-feira (1º) até próximo dia 30 de abril ...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 14 de novembro de 2017

0

GUARDA PORTUÁRIO CONQUISTA MEDALHA NOS JOGOS MUNDIAIS DE POLICIAIS




Esta foi a segunda edição do evento promovido pela Union Sportive Internationale des Policies (USIP), entidade reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI)

O guarda portuário Felipy Nunes, da Guarda Portuária do Porto de Santos, litoral de São Paulo, conquistou a medalha de bronze no revezamento da natação 4x50m medley, no 2nd Usip World Police Games – os Jogos Mundiais de Policiais –, que aconteceu entre os dias 03 e 10 de novembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Além de Felipy (Gport), integraram a equipe o bombeiro guarda-vidas Lucas Pimenta, Matheus Roncatto (PMESP) e Eduardo Marafon (DPF-PR). As provas de natação contaram com a participação de 132 atletas de 25 países. Foram três eliminatórias até chegar à disputa final, no dia 7 de novembro.
Além da prova na qual conquistaram o bronze, a mesma equipe disputou também os 100 metros medley, prova na qual ficaram em 4º lugar. Individualmente, Felipy disputou também as provas de 50m e 100m Costas, ficando respectivamente em 4º e 5º lugares.
Guarda Portuário e Atleta
Esta foi a segunda edição do evento promovido pela Union Sportive Internationale des Policies (USIP), entidade reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Já nos primeiros Jogos, que foram disputados em 2015, em Bogotá (Colômbia), Nunes já tinha conseguido índice para participar do evento. "Abri mão porque não havia tempo para treinar", justificou ele.
Desta vez, porém, o nadador conseguiu a vaga e o patrocínio para ir ao Oriente Médio. Ele treina no Vila Souza Atlético Clube, em Guarujá, local onde soube da competição esportiva internacional. "Fui convidado por um amigo, que é cabo da Polícia Militar, e que treina no mesmo clube", contou Felipy.
O Guarda Portuário disse que começou a treinar e competir aos 13 anos de idade, em Santos. Desistiu de seguir carreira de atleta aos 18 anos. "tive que começar a trabalhar", explica. Filho de estivador, o pai o incentivou a prestar o concurso para a Guarda Portuária em 2011. Passou e foi contratado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) em 2012.
Conciliando as atividades de guarda portuário e atleta, voltou aos treinos em 2014, em princípio não pensando em competir: "Sentia falta da natação, da qualidade de vida", fala. Com a volta aos treinos, passou a disputar competições, com destaque para Jogos Regionais, quando conseguiu pódio disputando prova de revezamento representando o município de Guarujá.
Como o trabalho em regime de turno da Guarda Portuária não permite a participação em muitas provas, ele disputa as competições nos períodos em que não está em serviço: "programo três competições ao ano, para poder conseguir participar", explica. No final de outubro último, Felipy conquistou o título paulista, competindo por uma academia de Santos.
Brasil é vice-campeão

A delegação brasileira participante do segundo "USIP World Police Games" ficou em segundo lugar com seis medalhas de ouro, uma de prata e 3 de bronze, entre os mais de cinquenta países do II Jogos de Polícia Mundial USIP Abu Dhabi 2017 (Brazilian Police and Fire Sports Federation).
A delegação do Egito ficou com o título e os donos da casa, o Emirados Árabes Unidos, ficou na 3ª colocação. O Capitão da PMESP, Marcelo Rezende, recebeu a taça.
CBEPB
A Confederação Brasileira de Esportes das Polícias e Bombeiros foi criada para incentivar a pratica desportiva entre Órgãos de Segurança Pública dos Municipais, Estaduais e Federal, bem como os órgãos que compõe o Sistema Judiciário Brasileiro, com o intuito de fomentar o bem-estar físico e mental, mantendo sobre tudo o profissionalismo e a auto estima.
A Entidade é o único representante Oficial do Brasil na International Police Sport Union (USIP) e na Panamerican Police Sport Union (UDEPP), sendo a USIP reconhecida pelo COI.
O próximo evento será o Panamericano de Artes Marciais Policiais, na cidade de São Paulo. Já a próxima edição dos Jogos Militares será em 2019, em Milão (Itália).
USIP
A Union Sportive International Des Polices (USIP) é a entidade oficial do esporte da polícia mundial e reconciliado pelo Comitê Olímpico Internacional.  Uma das tarefas do USIP é promover o esporte em todas as forças policiais em todos os continentes do mundo e responsável pela principal organização do Campeonato Mundial de Polícia em diferentes disciplinas esportivas. Outro objetivo do USIP é criar oportunidades para desenvolver as relações amigáveis ​​e profissionais entre as várias organizações policiais de todos os continentes.
Os campeonatos mundiais da polícia são realizados todos os anos - de acordo com o calendário de eventos - nas seguintes disciplinas: atletismo (cross country, marathon, triathlon etc), judo, ciclismo, tiro, futebol e outros esportes relacionados com a polícia. Todos os campeonatos desempenham um papel importante no aprofundamento do conhecimento da cultura de diferentes países, bem como uma arena para o intercâmbio de experiências profissionais entre policiais de todo o mundo. 

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                                                                                                                         
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                                                           
                                                          COMENTÁRIOS                             

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.