Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

0

ÓRGÃOS DE SEGURANÇA PLANEJAM OPERAÇÃO INTEGRADA PARA A REGIÃO RIBEIRINHA DE SANTARÉM



Polícia Federal, Receita Federal e Guarda Portuária, vão se unir aos órgãos que já estavam

Órgãos de segurança finalizaram os planejamentos para levar a “Caravana da Segurança”, que já é desenvolvida na região metropolitana de Santarém, no oeste do Pará, para os rios da cidade. Integrantes dos órgãos se reuniram na última quinta-feira (01), no Ministério Público Estadual (MPE) para definir os últimos detalhes e começar atuar na região ribeirinha.
Durante a “Caravana da Segurança”, todos os órgãos do sistema de segurança pública, seja na esfera federal, estadual ou municipal atuam de acordo com suas atribuições funcionais, mas ao mesmo tempo de forma integrada, para promover um serviço mais amplo e eficiente no controle do crime.
“Nós já vínhamos fazendo a caravana da segurança na cidade, no asfalto, e agora vamos fazer em outras ruas nossa, que são os rios. Estamos aumentando a participação dos órgãos. Polícia Federal, Receita Federal, Guarda Portuária, vão se unir aos que já estavam”, comentou chefe do Comando de Policiamento Regional 1 (CPR-1), coronel Héldson Tomaso, que vai comandar a operação.
A operação vai contar com a participação até de órgãos de segurança que atuam no trânsito. “Caso haja o transporte de uma moto, que pode estar irregular, estando com o Detran, SMT e PRF, pode ser feita uma consulta e rapidamente identificar se existe alguma irregularidade do veículo que esteja sendo transportado na embarcação”, explicou Tomazo.
Um dos objetivos é combater o tráfico de drogas, já que investigações demonstraram que o elas estão chegando de vários estados com mais intensidade pelas embarcações.
A Caravana vai iniciar nos rios de Santarém e depois se estender para outros municípios. Serão feitas vistorias em embarcações e paradas em pontos estratégicos de comunidades, que já foram definidos, de acordo com algumas informações de que algumas comunidades estão servindo como base de venda de drogas.
“A nossa função é de ir atrás das pessoas que estão traficando. Já conseguimos fazer várias apreensões de drogas aqui. Agora trabalhando de forma integrada, com apoio do MP, da Marinha, vamos estar muito mais atuantes”, garantiu o coronel.
Além disto, combater o transporte de armas ilegais, encontrar foragidos, entre outros crimes. Todos estarão preparados, com a estrutura completa, para atender qualquer tipo de demanda e garantir a segurança da população ribeirinha e das pessoas que viajam de barco.
“Também teremos o Procon, para atentar sobre os restaurantes, Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar, Juizado e outros órgãos do município, para que possamos ter um leque de atuação e não seja só a atuação repressiva da Polícia Militar, mas ter uma abrangência maior, Marinha do Brasil, que vai nos apoiar muito”, disse Tomazo.
O Ministério Público faz um trabalho de segurança na navegação, desde quando aconteciam os inúmeros naufrágios na região, para fiscalizar e apurar de que forma as navegações estuando, se há os equipamentos de salvatagem, licença para navegar, para prevenir acidentes e naufrágios.
“Estamos com um procedimento em andamento. Foi instaurado no segundo semestre do ano passado. É um procedimento amplo. A operação é parte dessa necessidade de ampliar a segurança. O MP está contribuindo também com a junção desses esforços, entre várias instituições que atuam na segurança pública e no controle”, explicou o promotor de justiça Túlio Novaes.


Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                             
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                          
                   COMENTÁRIOS                             
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.