Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 28 de março de 2019

0

DOCAS QUER INVESTIR EM INTELIGÊNCIA DA GUARDA PORTUÁRIA



Novo diretor de Operações da Codesp pretende ampliar ações da Guarda Portuária, reduzir tempo de espera de navios e implantar VTMIS
Sob novo comando, a Diretoria de Operações da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) já traçou seus objetivos: ampliar as ações de inteligência e contrainteligência da Guarda Portuária, reduzir o tempo de fila dos navios, concluir o projeto do Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS) e implantar de um calado dinâmico no Porto.
Agora responsável pelo setor, Marcelo Ribeiro de Souza assumiu, na última segunda-feira (25), o posto então ocupado por Carlos Henrique de Oliveira Poço, que foi exonerado. Aos 51 anos, ele foi eleito por unanimidade pelo Conselho de Administração (Consad) da autorida de portuária.
Em seus primeiros dias no cargo, Ribeiro, que é oficial superior da Marinha do Brasil (capitão de mar-e-guerra da reserva) e já esteve à frente da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), informou de que forma pretende direcionar seus esforços.
A equipe atuará em duas frentes. Uma voltada aos acessos terrestres e aquaviários e às movimentações nos berços públicos. Já a outra no comando da Guarda Portuária, que deve zelar pela segurança da operação das atividades.
“Nossas prioridades de gestão estão focadas na eficiência, redução de custos e concessões de serviços”, diz Ribeiro.
VTMIS
O diretor diz que a autoridade portuária tem que “retomar o controle do tráfego marítimo com a conclusão do projeto VTMIS”, o que, segundo ele, trará aumento da produtividade.
Em fevereiro, o diretor-presidente da Codesp, Casemiro Tércio Carvalho, informou à A Tribuna que uma das metas da nova diretoria é implantar o sistema. A implantação estava prevista para fim do ano passado, mas o contrato com o consórcio Indra VTMIS Santos foi encerrado.
Desde 2014, foram gastos R$ 12,4 milhões no projeto. Foram adquiridos os radares e concluída a instalação da antena e do radar na Ilha Barnabé, na Margem Esquerda, na Área Continental de Santos. Porém, ainda está prevista a implantação de três outras torres.
Ribeiro diz que as próximas etapas são concluir a construção das torres com a instalação de antenas e o comissionamento dos radares. O diretor ressalta que esses ativos serão aportados na concessão do canal de navegação.
Segundo ele, a concessionária é que escolherá o software, “com as qualificações mínimas exigidas”, a ser utilizado.
Demais projetos
Ribeiro prevê a implantação do calado dinâmico a partir do uso de tecnologia, permitindo o melhor aproveitamento das janelas de operação dos navios e o aumento do número de embarcações no Porto.
A redução do tempo de fila dos navios na entrada do canal de navegação está na pauta, bem como a ampliação das ações de inteligência da Guarda Portuária, que passou a ser vinculada à Diretoria de Operações por delegação da presidência da estatal.
“Vamos atuar sem ferir as competências. Entrar, de fato, na questão de inteligência e contra inteligência a fim de mitigar, entre outras coisas, a possibilidade de ilícitos ocorrerem no porto”, destacou o diretor de Operações da autoridade portuária.


Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                             
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.