Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 7 de maio de 2019

0

TRABALHO CONJUNTO REDUZ OS FURTOS DE CARGAS EM PARANAGUÁ



A Autoridade Portuária do Paraná assumiu o papel de promover reuniões com entidades de segurança e empresas da comunidade portuária
Em abril, o número de “vazadas” (ação em que os criminosos derramam a carga dos caminhões para furto) caiu 76% em Paranaguá e os assaltos aos caminhoneiros diminuíram 54%, na comparação com o mês de março. A queda é resultado de uma ação conjunta das forças de segurança que atuam na cidade, em parceria com os portos do Paraná e empresas portuárias.
O grupo, que reúne Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Ambiental, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Portuária, começou a trabalhar de forma mais integrada em abril. Desde então, foram registrados cinco assaltos a motoristas de caminhão e cinco ocorrências de vazadas. “Os números falam por si e mostram que a união de esforços dá resultado”, destaca o comandante do 9º Batalhão da PM, tenente-coronel Marcos Rodrigues. Em março, foram 11 assaltos e 21 vazadas.
Segundo a Polícia Civil, 12 pessoas foram presas no mês passado e cerca de 10 toneladas de produtos apreendidas. “Estas pessoas já figuram como réus em ação penal e serão processadas, responsabilizadas por crimes de organização criminosa, receptação qualificada e furto”, disse o delegado Nilson Santos Diniz.
De acordo com as investigações, as vazadas envolvem pessoas que já foram identificadas pela polícia, especializadas em abrir a carroceria dos caminhões. Os crimes envolvem ainda adolescentes para varrer e ensacar os grãos despejados nas vias (conhecidos como carretos), que fazem o transporte da carga até os receptadores.
Integração
A Autoridade Portuária do Paraná assumiu o papel de promover reuniões com entidades de segurança e empresas da comunidade portuária. O primeiro encontro do grupo foi no final de fevereiro, com o início das ações em abril. “O porto funciona como catalisador. As instituições se integram naturalmente, tanto nas operações, quanto nas áreas de inteligência”, destaca o delegado da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Valdecir Schuster.
“A administração portuária trabalha para se integrar às demais autoridades de segurança. O objetivo desta força de segurança não é discutir quem são os responsáveis em cada caso, mas partilhar as responsabilidades.”, destaca o chefe da Guarda Portuária, major César Kamakawa.
A participação das empresas portuárias também é essencial. “É preciso que as empresas contribuam com informação, inteligência, foco no trabalho preventivo e ações internas de segurança”, salienta Edilson Nunes, representante dos operadores portuários que atuam no Corredor de Exportação e diretor do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                           

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.