Postagem em destaque

GRUPO DE TRABALHO DA CONPORTOS SE REUNE EM VITÓRIA

O objetivo é construir uma metodologia de análise de riscos específica para segurança pública portuária brasileira, bem como a reformat...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 2 de julho de 2019

0

GRUPO DE TRABALHO DA CONPORTOS SE REUNE EM VITÓRIA



O objetivo é construir uma metodologia de análise de riscos específica para segurança pública portuária brasileira, bem como a reformatação dos modelos de Estudo de Avaliação de Riscos e Plano de Segurança Portuária.
Entre os dias 24 e 28 de junho, o Grupo de Trabalho (GT) organizado para desenvolver metodologia de análise de riscos a ser aplicada nos Estudos de Avaliação de Riscos e Planos de Segurança Portuária se reuniu em Vitória, no Espírito Santo. Os métodos e rotinas discutidas no evento serão utilizados por instalações portuárias nacionais. O Grupo foi criado pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CONPORTOS), em sua 121ª Reunião Ordinária, realizada em 14 de março de 2019.

Após visitar o Porto de Natal, no final de abril, o GT CONPORTOS se reuniu no município capixaba, para colher mais subsídios a partir de discussões com a Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis do Espírito Santo – CESPORTOS/ES e instalações portuárias locais. O objetivo é construir uma metodologia de análise de riscos específica para segurança pública portuária brasileira, bem como a reformatação dos modelos de Estudo de Avaliação de Riscos e Plano de Segurança Portuária, a partir da visão da CONPORTOS.
Na próxima etapa, o Grupo deve se reunir no Porto de Santos/SP, em data a ser definida, para discutir com a comunidade portuária local propostas de metodologias da Análise de Risco com Ênfase em Segurança Portuária (ARESP) e os novos modelos de Estudo de Avaliação de Riscos e Plano de Segurança Portuária, que deverão ser utilizados pelas instalações portuárias nacionais.

Em Vitória a agenda contou com visitas técnicas ao Terminal de Vila Velha, Terminal Especializado de Barra do Riacho (Portocel) e Terminal de Minério de Ferro, em Tubarão. O objetivo foi adquirir mais conhecimentos sobre as instalações portuárias, visando a melhoria e atualização do plano de segurança. A Guarda Portuária do Porto de Vitória faz parte da CESPORTOS e participou do GT CONPORTOS.

No Porto de Vitória, os participantes também visitaram o Sistema de Controle e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS), onde constataram sua importância para a navegação marítima.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                           

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.