Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 20 de agosto de 2019

0

VIATURA DA GUARDA PORTUÁRIA SE ENCONTRA PARADA POR FALTA DE MANUTENÇÃO



Segundo informações a única viatura que é usada em patrulhamentos e atendimento de ocorrências pela Guarda Portuária do Porto de São Francisco do Sul está a uma semana parada. O problema já vem se arrastando há tempos.
A Guarda Portuária é responsável por realizar o policiamento ostensivo dos portos organizados segundo o Plano Nacional de Segurança Publica dos Portos. Nessa condição ela realiza todo o tipo de fiscalização dentro do porto público, prevenindo e repelindo crimes como o tráfico internacional de drogas, contrabando e outras infrações administrativas e inclusive tem o dever de atuar no trânsito interno do porto.
A Guarda Portuária é o órgão responsável por fiscalizar se os caminhões estão em condições de rodagem ao entrar ou sair do porto. Porém, com o descaso dos governantes e efetivo reduzido, fica cada vez mais difícil exercer a mínima fiscalização. Quem perde é a sociedade, principalmente o povo francisquense, que fica exposto aos riscos de acidentes por causa de caminhões em péssimas condições de circulação.
Os guardas reclamam que apesar das mudanças na política do Estado, nada muda com relação a segurança pública dos portos. Entra ano e sai ano. Troca-se de presidentes e diretores, mas a situação de descaso é sempre a mesma. Fontes dizem que não faltam documentos que comprovem as comunicações às chefias, e até mesmo denúncias no Ministério Público já foram feitas por causa das más condições de trabalho dos guardas.
Mas nada acontece. "A população muitas vezes não compreende a importância do nosso trabalho. Pensa que não fazemos nada. Mas a verdade é que estamos de mãos atadas na mão dos dirigentes que têm outros interesses", desabafa um agente.
Guardas que fizeram denúncias de irregularidades estão sendo perseguidos com processos internos. Segundo nos informaram, o porto nunca teve interesse em abrir concurso e contratar guardas portuários. Só o fizeram porque foram obrigados pela justiça. Segundo essas fontes, os administradores não gostam de lidar com os guardas porque eles têm autonomia legal para agir e fiscalizar inclusive os políticos e poderosos.
"Para eles era muito mais cômodo quando eram os vigilantes terceirizados aqui. Porque se o vigilante fizesse seu trabalho de fiscalizar, era logo demitido", declara uma fonte. A questão da viatura seria apenas a ponta do iceberg do descaso e da queda de braços que envolvem a administração do porto e a Guarda Portuária.
Segundo informações, essa viatura já foi recebida pela Guarda com alta quilometragem e baixou várias vezes para oficina. Muitas vezes ela teria ficado sem rodar por vários dias por falta de combustível. "Pedimos que a população nos ajude. É para o bem de todos”.
Uma bobina que caia de um caminhão pode matar um inocente nas ruas da cidade. Não estamos pedindo nada para nós. Não estamos reivindicando aumento de salário nem fazendo greve ou baderna. “Queremos trabalhar com dignidade e legalidade" desabafa um informante. Aguardemos o desfecho dessa história.


Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                             
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.