Postagem em destaque

TERRORISMO PSICOLÓGICO NO PORTO DE SANTOS

Guardas portuários foram obrigados a dobrar a sua jornada de trabalho. No dia 27 de outubro, vários guardas portuários foram obrigado...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

0

COMPANHIA DOCAS PARTICIPA DE SIMULADO DE EMERGÊNCIA NO ENTORNO DO PORTO DE CABEDELO



A ação faz parte do Plano de Ajuda Mútua da Cidade de Cabedelo (Pamcic).
Na manhã da última quarta-feira (27), foi realizado mais um exercício de emergência no entorno do Porto de Cabedelo. A ação faz parte do Plano de Ajuda Mútua da Cidade de Cabedelo (Pamcic) e, neste ano, simulou uma colisão entre dois caminhões e um veículo de pequeno porte, com derramamento de combustível, resgate a vítimas e princípio de incêndio.
“Em 2017 retomamos os exercícios simulados, pois entendemos que é imprescindível que o Porto de Cabedelo, arrendatários, entes públicos e a população estejam preparados em uma eventual emergência”, afirma Gilmara Temóteo, presidente da Docas-PB.
Este é o terceiro exercício de emergência realizado desde 2017, quando foram retomadas as atividades do Pamcic. “Com muito comprometimento, ampliamos o simulado, envolvendo várias situações e podemos afirmar que nossa equipe está preparada para sinistros de várias naturezas”, avalia o major Antônio da Silveira, comandante da 1ª Companhia Independente de Bombeiro Militar de Cabedelo.
“Precisamos estar juntos e alinhados para que possamos reduzir os erros e prestar todo o apoio necessário”, pontua Fernando Macedo, secretário da Defesa Civil de Cabedelo. Depois do exercício, que foi realizado na BR-230, na altura do Cabedelo Clube, os envolvidos fizeram uma reunião de avaliação e será ainda construído um relatório para detalhar os acontecimentos. “Nossa avaliação é extremamente positiva. Todos se empenharam bastante e isso prova nossa preocupação com a segurança de toda a comunidade portuária”, conclui Lusielson Pereira, técnico em Meio Ambiente da Docas-PB e um dos responsáveis pelo simulado.
Simulado volta a ser periódico
De acordo com a Cia. Docas, o Pamcic ficou inativo por um longo período e foi reativado em 2017. Desde então, são feitas reuniões periódicas com o objetivo de alinhar o plano de segurança e ainda atrair outras entidades. O primeiro exercício simulou o transbordamento de um tanque de combustível e, em 2018, com o apoio da Capitania dos Portos da Paraíba, foi simulado o derramamento de combustível na região do cais do Porto de Cabedelo. A operação deste ano foi a maior já realizada no Pamcic.
Entes envolvidos no Pamcic
Pelo menos 14 órgãos, empresas ou entidades participaram do simulado de forma direta ou indireta: Companhia Docas da Paraíba; Corpo de Bombeiros Militar; Policia Militar; Defesa Civil de Cabedelo; Guarda Municipal de Cabedelo; Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabedelo; Secretaria de Saúde de Cabedelo, Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura de Cabedelo, Transpetro, Transporte Rodoviário Nordestino, Policia Rodoviária Federal, Bombeiros Civis, Liga de Emergência e Trauma da Paraíba e Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba.
Roteiro do Exercício Simulado
1) Start dado pelo Corpo de Bombeiros Militar as 9h00min;
2) Chegada da equipe do Corpo de Bombeiros Militar e visualização de derramamento de produto químico não identificado;
3) Acionamento de equipe técnica da Transpetro para identificação do produto e acionamento de efetivo da Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal e Policia Militar para evacuação da área;
4) Chegada da equipe de identificação de produtos perigosos da Transpetro;
5) Chegada das equipes de evacuação;
6) Evacuação do raio de 100 metros da área sinistrada;
7) Entrada da equipe de identificação do produto
8) Produto identificado, autorização para o resgate das vítimas e diminuição do raio de isolamento;
9) Resgate das vítimas;
10) Triagem das vítimas;
11) Combate a princípio de incêndio no veículo de passageiros;
12) Encaminhamento das vítimas para as unidades hospitalares;
13) Encerramento do exercício simulado;
14) Reunião de avaliação.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                             
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.