Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

0

POLÍCIA CIVIL REALIZA OPERAÇÃO CONTRA ROUBO DE CARGA NO PORTO DE RIO GRANDE



Operação “Mar de Dentro” desmantelou quadrilha especializada no furto de soja.
Na última quarta-feira (15), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da 3ª Delegacia de Polícia e com apoio da Delegacia de São José do Norte realizou o cumprimento de mandados de busca e apreensão, na localidade da 5ª Secção da Barra no município de São José do Norte.
A operação policial, denominado “Mar de Dentro”, coordenada pelo Delegado Rafael Patela, teve como objetivo desmantelar organização criminosa especializada na prática de furto qualificado de soja.

Os investigados subtraiam soja dos terminais e navios atracados no Porto de Rio Grande. O produto do furto era transportado por meio de embarcações pela Lagoa dos Patos até a cidade vizinha de São José do Norte.  Posteriormente, o receptador transportava a carga em caminhões e a revendia em todo o Estado.
No total, foram apreendidas três embarcações, motores de barco, duas toneladas de soja já ensacadas, um caminhão utilizado para o transporte da soja furtada, aparelhos celulares e maconha. Quatro pessoas foram indiciadas.

Segundo a delegada Lígia Marques Furlanetto, a Justiça negou a prisão preventiva dos suspeitos, que poderão responder pelos crimes em liberdade. “Apesar de parecer crime de menor potencial, esse tipo de prática é altamente nociva e ao longo de anos vem sendo combatida pela Polícia Civil de Rio Grande” disse a delegada.
Em 2014, um vigilante dos terminais do porto foi assassinado por ladrões de soja, que fugiram em barcos. Os autores foram presos, dias depois. Nos últimos cinco anos, foram feitas diversas operações antipirataria pelas polícias Civil e Federal no terminal.


Para o superintendente dos Portos, Fernando Estima, o assunto de roubo de cargas foi trabalhando desde o primeiro momento de sua gestão com os diversos atores de segurança pública e dos terminais. “Essa ação de hoje demonstra a união dos órgãos a favor do bom andamento da fiscalização e do porto do Rio Grande”, concluiu Estima.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      
                                                                                       
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.