Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

0

PORTO DE ITAJAÍ RECEBE VISITA DE REPRESENTANTES DO CONSULADO AMERICANO NO BRASIL



Um dos objetivos foi conhecer os procedimentos emergenciais prestados pela Guarda Portuária, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, entre outros órgãos de segurança.
A Superintendência do Porto de Itajaí recebeu, na última quarta-feira (22), a visita oficial da Cônsul americana Jennifer Denhard, que é representante do Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre (RS), e que pertence ao Distrito Consular de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ela esteve acompanhada da Assistente para Assuntos Consulares, Carolina Zanon.
O objetivo da visita é estreitar as relações entre a autoridade portuária e o consulado, a fim de facilitar a comunicação e atendimento aos turistas norte-americanos que utilizam a infraestrutura do porto, para embarques e desembarques, sendo eles visitantes que estão a trabalho ou lazer.
De forma geral, colher informações relacionadas ao turismo de cruzeiros marítimos que passam por Itajaí e de outros pontos da costa litorânea de Santa Catarina, no âmbito de proporcionar infraestrutura qualificada com recursos disponíveis nas áreas de segurança direta aos passageiros e, que por algum motivo estejam em situação de vulnerabilidade, como em possíveis casos de acidentes, epidemias, problemas de saúde, e como são feitos os atendimentos emergenciais prestados por viaturas e efetivos da Guarda Portuária, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, entre outros órgãos de segurança.
As representantes do consulado foram recebidas pelo Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles, que apresentou a estrutura e o funcionamento do Complexo Portuário de Itajaí.  Em especial os procedimentos adotados no recebimento de navios internacionais, bem como o papel de cada órgão interveniente e da própria autoridade portuária:
“Um dos nossos maiores clientes sempre foram os Estados Unidos. Poder receber e apresentar a potencialidades do nosso complexo é muito positivo para nós, enquanto autoridade portuária. Atualmente o Brasil possui quatro portos habilitados para o embarque e desembarque de navios internacionais: Santos, Salvador, Rio de Janeiro e Itajaí. Nós oferecemos todas as condições operacionais e de segurança para, com o apoio da Receita Federal e da Polícia Federal, junto aos demais órgãos intervenientes, realizar todo o controle aduaneiro de acordo com as normativas internacionais. Nós demos a ela toda a segurança de que os cidadãos norte-americanos serão bem assistidos em sua passagem por nosso porto”, explica Marcelo.
Nas duas últimas temporadas de navios de cruzeiro, a procura por itinerários em Santa Catarina aumentou significativamente, e com isso, demanda-se muito mais cuidados e atenção com passageiros que estão em trânsito marítimo.
“Inicialmente gostaríamos de agradecer por toda a atenção que tivemos na superintendência, e, principalmente ao superintendente Marcelo Salles, cujo profissionalismo e receptividade, nos passou competência juntamente com sua equipe por tudo o que está sendo realizado em prol da sociedade, colaborando num conceito de relação Porto-Cidade. Percebemos ainda a evolução do porto nestes mais de 25 anos de operações, pós municipalização do terminal, e com isso, todos os projetos de expansão e movimentação portuária em crescimento de Itajai, Santa Catarina e Brasil”, destacou a Cônsul.
Atualmente no Brasil, somente quatro portos estão habilitados a atender navios de cruzeiros internacionais, através de embarques e desembarques. Seguindo uma dinâmica quase idêntica aos aeroportos, contam com todo o apoio da Receita Federal, Polícia Federal e órgãos intervenientes, oferecendo uma estrutura voltada para o atendimento aos passageiros, independentes de suas nacionalidades. Serviços básicos e de extrema urgência, mediante as exigências e normativas internacionais, como alfandegamento, controle aduaneiro, controle de cargas, embarques e desembarques, também são de ordem para aplicar em navios de cruzeiros.
“Assim como as atividades em operações realizadas no porto já são um sucesso, para nós, a questão de segurança aos turistas junto aos navios de cruzeiros, são primordiais, e saber que a Autoridade Portuária está fazendo o seu papel, posso afirmar que o que vimos aqui no Porto de Itajaí, com base nos serviços disponíveis e toda a sua estrutura a oferecer, nos deixaram muito confiáveis e seguras”, acrescentou Denhard.
Na condição de Autoridade Portuária, o Porto de Itajaí sempre teve os Estados Unidos como aliados na corrente de mercado portuário internacional, sendo em nichos de exportação e importação. Ainda com base nos últimos anos, de acordo com alterações na condição mercadológica mundial, não somente em Itajaí, mas em âmbito global, a China está em primeiro lugar no ranking da atividade portuária comercial, em Itajaí, os Estados Unidos continuam tendo seu peso, estando por muitos anos em segundo lugar nessa relação.
Por fim, o superintendente do Porto de Itajaí agradeceu pela visita, colocando-se à disposição e assim, cada vez mais estreitar os laços com os Estados Unidos, mediante quaisquer características, tanto na área comercial portuária ou de serviços de atendimento turísticos de cruzeiros marítimos em Itajaí ao público norte-americano:
“Assim como em outras oportunidades, ficamos muito felizes e honrados com a visita das representantes do Consulado Geral dos Estados Unidos. Além da troca de informações dessas parcerias, de toda a correlação internacional que o mundo detém por meio dos Estados Unidos, também foi muito profícuo apresentar os nossos avanços, os nossos projetos, a potencialidade que o porto de Itajaí possui, dando condições operacionais necessárias, junto aos órgãos intervenientes, priorizando inclusive pela segurança e a garantia de que as atividades são realizadas aqui no complexo”, conclui Salles.



Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      
                                                                                       
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.