Postagem em destaque

QUEM SÃO OS BANDIDOS BRASILEIROS MAIS PROCURADOS NO PAÍS E NO MUNDO? VEJA LISTA

  Dos 18 foragidos na lista nacional, oito têm ordem de prisão por crime de tráfico de drogas (44%) Traficantes e assaltantes conhecidos, ma...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 27 de maio de 2021

0

CODESA INAUGURA PORTARIA INTELIGENTE NO PORTO DE CAPUABA

 

A agilidade na pesagem fará com que a fila de espera para o acesso à margem de Vila Velha seja reduzida

No dia 10 de maio, a Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA) inaugurou a Portaria Inteligente de Capuaba.

A nova portaria de caminhões que acessam a margem de Vila Velha do Porto de Vitória, conta com oito gates (4 de entrada e 4 de saída), equipados com balanças para verificação de peso e sistema para leitura das placas dos veículos.

Segundo o gerente de T.I do consórcio Ergos Fornort, Weslley Sbizera, o objetivo da Portaria Inteligente é controlar a operação de forma automatizada, ganhando segurança e agilidade.

Dentre os destaques tecnológicos da nova portaria, está o sistema Optical Character Recognition (OCR), que por meio de câmeras que contam com visão noturna, capturam imagens com alta qualidade.

Além disso, a portaria, que integra o programa Cadeia Logística Portuária Inteligente (CLPI), desenvolvido pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), do Ministério da Infraestrutura (MInfra), conta com outra grande vantagem: a redução da fila de caminhões.

De acordo com o coordenador de Gestão e Programação Portuária (Cogpro), Leandro Cota de Lima, “o maior ganho é a agilidade na pesagem dos veículos, que fará com que a fila de espera para o acesso à margem de Vila Velha seja reduzida de forma considerável”, argumentou.

O presidente da comissão fiscal da CLPI, João Luiz Zaganelli, afirmou que o início do funcionamento da portaria foi um sucesso. “O sistema já está funcionando perfeitamente. A operação assistida terá a duração de 6 meses, tempo necessário para possíveis ajustes e integrações com os sistemas da Codesa”, comemorou.

Segurança

Somado à diminuição das filas dos caminhões que acessam Capuaba, outro fator importante na implantação da Portaria Inteligente é a segurança dos veículos e cargas.

Segundo o coordenador de Segurança de Navios e Instalações Portuárias (Cosnip), Reroldi Monteiro, a tecnologia aplicada pelo programa reduz qualquer possibilidade de fraude.

“Teremos agentes da Guarda Portuária no local em todo momento, 24h por dia, tanto nos gates da portaria, fiscalizando a segurança e trânsito, quanto no Centro de Controle de Operações da CLPI”, disse Reroldi.

O projeto contou com a participação das coordenações de Obras e Manutenção (Codman), na execução; Tecnologia da Informação (Coinfo), no acompanhamento da instalação tecnológica; Gestão e Programação Portuária (Cogpro), no auxílio da programação dos navios; e, de Segurança de Navios e Instalações Portuárias (Cosnip), na segurança do perímetro, todas sob a orientação da Diretoria de Operações e Infraestrutura da Codesa.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário.