Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

quinta-feira, 27 de maio de 2021

0

CODESA INAUGURA PORTARIA INTELIGENTE NO PORTO DE CAPUABA

 

A agilidade na pesagem fará com que a fila de espera para o acesso à margem de Vila Velha seja reduzida

No dia 10 de maio, a Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA) inaugurou a Portaria Inteligente de Capuaba.

A nova portaria de caminhões que acessam a margem de Vila Velha do Porto de Vitória, conta com oito gates (4 de entrada e 4 de saída), equipados com balanças para verificação de peso e sistema para leitura das placas dos veículos.

Segundo o gerente de T.I do consórcio Ergos Fornort, Weslley Sbizera, o objetivo da Portaria Inteligente é controlar a operação de forma automatizada, ganhando segurança e agilidade.

Dentre os destaques tecnológicos da nova portaria, está o sistema Optical Character Recognition (OCR), que por meio de câmeras que contam com visão noturna, capturam imagens com alta qualidade.

Além disso, a portaria, que integra o programa Cadeia Logística Portuária Inteligente (CLPI), desenvolvido pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), do Ministério da Infraestrutura (MInfra), conta com outra grande vantagem: a redução da fila de caminhões.

De acordo com o coordenador de Gestão e Programação Portuária (Cogpro), Leandro Cota de Lima, “o maior ganho é a agilidade na pesagem dos veículos, que fará com que a fila de espera para o acesso à margem de Vila Velha seja reduzida de forma considerável”, argumentou.

O presidente da comissão fiscal da CLPI, João Luiz Zaganelli, afirmou que o início do funcionamento da portaria foi um sucesso. “O sistema já está funcionando perfeitamente. A operação assistida terá a duração de 6 meses, tempo necessário para possíveis ajustes e integrações com os sistemas da Codesa”, comemorou.

Segurança

Somado à diminuição das filas dos caminhões que acessam Capuaba, outro fator importante na implantação da Portaria Inteligente é a segurança dos veículos e cargas.

Segundo o coordenador de Segurança de Navios e Instalações Portuárias (Cosnip), Reroldi Monteiro, a tecnologia aplicada pelo programa reduz qualquer possibilidade de fraude.

“Teremos agentes da Guarda Portuária no local em todo momento, 24h por dia, tanto nos gates da portaria, fiscalizando a segurança e trânsito, quanto no Centro de Controle de Operações da CLPI”, disse Reroldi.

O projeto contou com a participação das coordenações de Obras e Manutenção (Codman), na execução; Tecnologia da Informação (Coinfo), no acompanhamento da instalação tecnológica; Gestão e Programação Portuária (Cogpro), no auxílio da programação dos navios; e, de Segurança de Navios e Instalações Portuárias (Cosnip), na segurança do perímetro, todas sob a orientação da Diretoria de Operações e Infraestrutura da Codesa.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES