Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

quinta-feira, 13 de maio de 2021

0

PORTO DO ITAQUI QUER AUMENTAR A SEGURANÇA

 

A ideia é prevenir e combater roubos e furtos nas vias de acesso ao porto

Na semana passada, a EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária reuniu representantes das polícias civil e militar do estado para alinhamento de uma ação conjunta de reforço na segurança das vias de acesso ao Porto do Itaqui e Terminal da Ponta da Espera.

O encontro reuniu o presidente da EMAP, Ted Lago, o gerente de Segurança do Itaqui, José Ribamar Marão Neto; o chefe do Departamento de Combate a Roubo de Carga da Polícia Civil, Jorge Pacheco; e o comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitana da Zona Sul da Polícia Militar, tenente-coronel Wallace Amorim.

Os participantes consideraram, para o plano de trabalho, dois cenários: por um lado, o crescimento na movimentação de cargas no Porto do Itaqui, que só no mês de abril atingiu um volume de 3,4 milhões de toneladas de cargas; e por outro, o intenso fluxo no transporte aquaviário do sistema Ponta da Espera-Cujupe, por onde circulam quase 2 milhões de pessoas e cerca de 350 mil veículos por ano.

“Com essa integração da EMAP com as polícias militar e civil, e também com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), nós estamos atuando de forma preventiva para ampliar e reforçar a segurança da comunidade portuária e das áreas próximas ao Porto do Itaqui e para manter nossas operações cada vez mais seguras em toda a cadeia logística da movimentação de cargas. O porto em expansão requer esse olhar abrangente sobre o território”, afirmou Ted Lago ao final da reunião.

“A ideia é prevenir e combater roubos e furtos nas vias de acesso ao porto”, disse o delegado da Polícia Civil, Jorge Pacheco. Segundo o tenente-coronel Wallace Amorim, da Polícia Militar, as ações de combate já foram iniciadas. “Integrados à PRF, reforçamos o policiamento ostensivo na BR-135 e na via de acesso ao Terminal da Ponta da Espera já foram realizadas melhorias na iluminação pública, capinação, reforço de policiamento e rondas regulares”, explicou.

Esse trabalho preventivo é também uma preparação para ações mais efetivas que serão desencadeadas nos próximos meses, durante o pico da safra de soja, quando o fluxo de caminhões fica mais intenso.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES