Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

0

GUARDAS PORTUÁRIOS PARTICIPAM DE CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE DEFESA PESSOAL URBANA

 

No curso são utilizadas as principais táticas de defesa pessoal urbana, usadas pelas tropas de elite do Brasil, EUA e Israel

Cinco guardas portuários do Grupamento de Ações Extraordinárias da Guarda Portuária – GAEX, da Guarda Portuária do porto do Rio de Janeiro, participaram do Curso de Formação de Instrutores de Defesa Pessoal Urbana - 2021.

O Curso, desenvolvido pelo Grupo Abrapam, empresa que realiza treinamentos para unidades policiais, militares de elite, agências internacionais e companhias aéreas, teve como público alvo, integrantes das Forças Armadas, Policiais Militares, Policiais Civis, Guardas Portuários, Guardas Municipais, Policiais Penais, PRF, PF, CAC, e instrutores de artes marciais.

As aulas ocorreram no Rio de Janeiro e em Nova Iguaçu entre 02 a 08 de agosto. Os instrutores formados poderão treinar os demais integrantes da GAEX.

Desenvolvido para policiais e militares, o curso tem como objetivo capacitar pessoas para a defesa das principais agressões urbanas, tais como: táticas anti-estupro, sequestros relâmpagos, agressões diversas envolvendo facas e armas de fogo.

O curso conta com um corpo de instrutores oriundos de forças especiais, tais como: Mergulhadores de Combate, Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Força Nacional de Segurança, Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (COMANF), dentre outras. Durante o treinamento, são ministradas as principais táticas de Defesa Pessoal Urbana, usadas pelas tropas de elite do Brasil, EUA e Israel.

Segundo o diretor-presidente da CDRJ, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, “o curso faz parte de um programa de capacitação continuada da Guarda Portuária, que, aliado aos investimentos em equipamentos de alta tecnologia, tem impactado diretamente na segurança dos portos do Rio de Janeiro e Itaguaí, gerando resultados concretos como prisões e apreensões de mercadorias ilícitas”.

Para o coordenador do curso, Erasmo Gomes, que atuou como instrutor militar no Brasil e no exterior, o GAEX já conquistou seu espaço estre as unidades especiais que atuam no Rio de Janeiro: “O GAEX hoje tem condições de operar com qualquer unidade policial ou militar".


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.