Postagem em destaque

QUEM SÃO OS BANDIDOS BRASILEIROS MAIS PROCURADOS NO PAÍS E NO MUNDO? VEJA LISTA

  Dos 18 foragidos na lista nacional, oito têm ordem de prisão por crime de tráfico de drogas (44%) Traficantes e assaltantes conhecidos, ma...

LEGISLAÇÕES

sábado, 14 de agosto de 2021

0

NEPOM REALIZA ESTÁGIO DE ADAPTAÇÃO ÀS ATIVIDADES NO PORTO DE FORTALEZA

 

O estágio contou com a presença de guardas portuários e municipais, além de policiais federais e civis

O Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM/CE), localizado nas dependências do Porto de Fortaleza, realizou no período das 07h do dia 02 de agosto às 10h do dia seguinte, de forma ininterrupta, o II Estágio de Adaptação às Atividades do NEPOM. Foram realizadas atividades teóricas e práticas, dentre elas: primeiros socorros, nós e amarrações, adaptação ao meio aquático, modalidades de embarque e desembarque, salvamento aquático, sobrevivência no mar, entre outros.

O estágio contou com a presença de guardas portuários e municipais, além de policiais federais e civis. O agente da Polícia Federal (PF) e responsável pelo núcleo especial de polícia marítima do Ceará, Alexandre Mesquita foi um dos instrutores do estágio. Ele afirma que o efetivo do NEPOM possui policiais que atuam em diversas áreas que eventualmente tripulam nas embarcações do porto, por isso ele aponta a importância de se fazer o treinamento. “No primeiro dia, foram realizadas ações de embarque, deslocamento e desembarque em movimento, além de navegação no mar fora da área protegida pelo porto.”

Pela tarde, as atividades tiveram o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, por intermédio da 1ª Companhia de Busca e Salvamento – 1ª Cia/BBS, com aulas teóricas sobre sobrevivência no mar, seguidas da parte prática de salvamento aquático. “Os alunos ficam no mar durante a noite e madrugada até a manhã do dia seguinte, quando se encerra o curso na base do NEPOM, com a presença do superintendente e representante da Companhia Docas do Ceará (CDC)”, acrescenta o APF Alexandre.

A agente da PF Karina foi uma das alunas do estágio. Ela destaca a importância de participar desse treinamento como forma de estar cada vez mais apta a exercer sua função. “Eu já fiz um treinamento de tripulante de embarcação, mas é a primeira vez com esse estágio de maneira mais aprofundada. É importante se qualificar, para agrupar mais ainda nossa atividade portuária e contribuir de maneira que possamos desempenhar e fazer a prática da atividade de polícia marítima com toda parte técnica e operacional”, destaca.

O encerramento do estágio foi realizado às 8h30 da manhã de terça (3), e contou com a presença do Diretor financeiro do Porto de Fortaleza, Humberto Castelo Branco, do seu assessor Luis Alexandre de Menezes Souza, do Superintendente de Polícia Federal no Ceará, DPF Caio Rodrigo Pellim, do Delegado Regional Executivo PF/CE, José Antonio Simões de Oliveira Franco, do Coordenador CORE PC/CE, DPC Pastor, do Diretor Geral Guarda Municipal de Fortaleza Marcílio Távora, do Chefe do NEPOM Alexandre Mesquita, do Chefe Imigração PF no Porto do Mucuripe Francisco Cardoso e do Sub Cmt BBS CBMC 1º Tenente Cidreira.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário.