Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sábado, 25 de setembro de 2021

0

AGENTES DO NEPOM REALIZARAM VISITA TÉCNICA AO VTMIS DO PORTO DE VITÓRIA

 

O VTMIS é fundamental para atendimento às embarcações e a vigilância do mar territorial

Na última quarta-feira (22), os agentes do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) da Polícia Federal de vários estados e do Corpo de Bombeiros do estado, realizaram visita técnica ao Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS), do Porto de Vitoria, no litoral do Espírito Santo, conhecendo suas principais funções, que completou quatro anos no dia 4 desse mês.

Tecnologia

O VTMIS usa tecnologia de ponta em seus equipamentos, sensores, câmeras e radares. O software de controle de tráfego é o Navi-Harbour 4.6 VTS 3D de última geração, utilizado nos principais portos do planeta. Com dois radares instalados nos morros do Moreno e de Atalaia, em Vila Velha, o sistema monitora as embarcações, também, por Automatic Identification Suystem (AIS), câmeras de alta definição de médio alcance e térmicas de longo alcance.

Além disso, monitora as condições meteoceanográficas de toda a região por meio de vários sensores, tais como mareógrafos, correntômetros, medidores de ondas, boia AtoN (Aids to Navigation) e estações meteorológicas. A tecnologia melhora a segurança de tráfego, reduz o tempo inativo dos berços e ajuda a evitar acidentes ambientais, operando 24h por dia.

Vigilância

Segundo o coordenador de Gestão do VTS, Agostinho Sobral, “o sistema surgiu como resposta à crescente complexidade e diversidade do transporte marítimo mundial”. E completou: “A salvaguarda da vida humana é a prioridade no mar”.

O VTMIS é fundamental para atendimento às embarcações, a vigilância do mar territorial na área de responsabilidade, sinalização náutica e a integração de sistemas internos e externos que possibilita maior eficiência e eficácia da Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA) e das autoridades intervenientes do porto, tanto da Guarda Portuária, como a Marinha do Brasil, Polícia Federal e Receita Federal.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.