Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 28 de abril de 2022

0

TEMPORADA DE CRUZEIROS TERMINA COM SEIS PASSAGEIROS PRESOS E 30 KG DE COCAÍNA APREENDIDOS NO PORTO DE SANTOS

 

Operação Transatlântico contou com a participação da Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Militar e Guarda Portuária

No dia 18 de abril, em operação conjunta no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Santos, com a participação dos canis da Polícia Federal (PF), do Batalhão de Ações Especiais da polícia Militar (BAEP/PM), da Receita Federal do Brasil (RFB) e da Guarda Portuária (GPort) foi realizada a Operação Transatlântico, para repressão ao tráfico internacional de drogas, através de cruzeiro marítimo, com destino à Europa.

O último dia da temporada de cruzeiros 2021-2022 foi a data escolhida para a deflagração da Operação Transatlântico, uma vez que o navio Costa Diadema sairia do Porto de Santos e, em uma viagem de 18 dias, chegaria em diversos portos da Europa. O primeiro deles seria o Porto de Tenerife, na Espanha.

O trabalho conjunto das instituições possibilitou uma verificação detalhada dos passageiros (mais de 900) e de suas bagagens (cerca de duas por passageiro).

A Operação contou com os cães da PM (Crédito: Reprodução/ TV Globo - Divulgação/PF)

O destaque desta operação foi a utilização de cães de faro. Os da Polícia Militar tiveram sua utilização voltada aos passageiros, enquanto Uruk, Dara e Dexter, da Alfândega de Santos, tiveram suas ações voltadas às bagagens.

Os cães Uruk, Dexter e Dara, da Receita Federal do Brasil (RFB)(Foto: Divulgação/PF)

Segundo as condutoras da Receita Federal no Porto de Santos, apesar dos nossos cães estarem treinados e preparados para executar as atividades envolvidas, é sempre importante a participação e desenvolvimento de trabalhos em outros ambientes.

Detidos

Polícia Federal prendeu seis pessoas que embarcariam com cerca de 30 kg de drogas. Conforme a PF, entre os suspeitos detidos, cinco são brasileiros e um é argentino.

A Operação apreendeu cerca de 30 kg de cocaína (Foto:Divulgação/PF)

Um passageiro de Imbituba, do Estado de Santa Catarina teve cocaína encontrada no fundo falso de uma mala. A droga foi descoberta com a ajuda de um cão farejador.

Mais quatro brasileiros, dois de Santa Catarina e um casal do Estado do Ceará, também foram presos em flagrante. Além deles, um argentino foi detido com 1,740 kg de cocaína preso à cintura.

Argentino foi detido com 1.740 kg de cocaína presa ao corpo (Foto: Divulgação/PF)

Os três homens detidos foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Vicente, também no litoral paulista, e as mulheres à Cadeia Feminina na mesma cidade, permanecendo à disposição da Justiça.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.