Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

0

PF APREENDE MAIS DE 1 TONELADA DE COCAÍNA EM EMBARCAÇÃO PESQUEIRA NO CEARÁ

 

A apreensão decorre de cooperação internacional com a Drug Enforcement Agency (DEA) e com a National Crime Agency (NCA)

A Polícia Federal (PF), em operação conjunta com a Marinha do Brasil (MB), prendeu seis pessoas em uma embarcação pesqueira com 1,2 tonelada de cocaína, em alto mar, a cerca de 600 quilômetros da costa de Fortaleza. A apreensão ocorreu em 16 de agosto e foi divulgada na última semana.

A ação se desenvolveu em atuação conjunta com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), por meio da Coordenadoria de Inteligência (Coin).

Investigação

De acordo com a PF, a quadrilha presa com 1,2 tonelada de cocaína, avaliada em mais de R$ 1 bilhão, era investigada há mais de um mês após "movimentações suspeitas" no Porto do Mucuripe, em Fortaleza.

"Começamos a perceber um movimento muito grande, movimentações suspeitas de carga em um navio no Mucuripe e passamos a fiscalizar. A embarcação zarpou sem autorização e sem rastreador, equipamento obrigatório para quem navega em alto mar", explica o delegado da Polícia Federal Alan Robson Alexandrino.

"Passamos a acompanhar, e uma embarcação da Marinha fez a abordagem em alto mar, a cerca de 600 quilômetros da costa de Fortaleza, e prendemos seis pessoas que estavam a bordo", diz. Dos seis presos, quatro são paranaenses, um é paulista; e o sexto, carioca.

Abordagem

Os policiais federais embarcaram no Navio Patrulha Oceânico Araguari, da Marinha do Brasil, e ao abordarem a embarcação, localizaram no porão, acondicionada sob toneladas de gelo, vários sacos impermeáveis contendo tabletes de cocaína. O comandante do pesqueiro e cinco tripulantes, que trafegava em águas internacionais, foram presos em flagrantes.



Além da droga e da própria embarcação, também foram apreendidos celulares, equipamentos e documentos. Os presos foram interrogados e indiciados pela PF.

Eles poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e por integrarem organização criminosa, com penas de até 34 anos de reclusão. A polícia segue com as investigações com a análise do material.

Cooperação Internacional

A apreensão decorre de cooperação internacional com a Drug Enforcement Agency (DEA) e com a National Crime Agency (NCA), órgãos policiais dos Estados Unidos e Reino Unido, respectivamente.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES