Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 18 de outubro de 2022

0

SIMULADO DE RESGATE EM ALTURA FOI REALIZADO NO PORTO DO RIO GRANDE

 

Foram empregadas técnicas de multiplicação de forças, imobilização da vítima e descida com a utilização da chamada maca envelope

Na manhã da última sexta-feira (14), foi realizado um exercício simulado de resgate em altura, no Porto Novo, cais público do Porto de Rio Grande, no litoral do Rio Grande do Sul.

O exercício aconteceu junto ao navio Germano Becker que realiza o transporte de celulose entre a CMPC e o Porto do Rio Grande, pela Lagoa dos Patos. Durante a atividade foi simulado o atendimento a um guindasteiro que teria sofrido um mal súbito, motivando o acionamento dos profissionais.

Por ser responsável pela operação dessa carga no porto, durante o simulado houve o acionamento da Brigada de Emergência da Sagres e esta, por sua vez, comunicou o Setor de Resgate OGMO – Órgão Gestor de Mão de Obra. Como parte do protocolo, o comandante do navio comunicou o fato ao Setor de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da Navegação Aliança.

Enquanto os resgatistas realizavam os procedimentos para acesso e retirada da vítima do espaço confinado, a Navegação Aliança acionou a equipe médica de uma empresa especializada na prestação de serviços de remoção de urgência e emergência. O exercício foi concluído com a colocação do socorrido junto à ambulância e a avaliação dos pontos.

Na ocasião, foram empregados pelos resgatistas técnicas de multiplicação de forças, imobilização da vítima e descida com a utilização da chamada maca envelope. Segundo o engenheiro de segurança do trabalho do OGMO, Bruno Coelho, exercícios simulados permitem o aperfeiçoamento das equipes para uma atuação efetiva em um caso real de atendimento.

O exercício foi acompanhado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) que foi convidado pelos organizadores. A atividade também envolveu profissionais do Setor de Saúde e Medicina do Trabalho da empresa Portos RS, que administra o porto, vigilantes que atuam na área interna da unidade portuária e da empresa que presta serviços de remoção.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.