Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 31 de outubro de 2023

0

CURSO DE AUDITORIA PROMOVIDO PELA CONPORTOS É REALIZADO EM SALVADOR

 

Servidores da PF, Marinha do Brasil, Receita Federal, Guarda Portuária, Antaq, Polícias Militares e Polícias Civis participaram do curso

A Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), coordenada pela Polícia Federal (PF) realizou em Salvador/BA, no período de 16 a 25 de outubro de 2023, o Curso Nacional de Auditorias em Instalações Portuárias (CNA).

O curso ocorreu nas dependências da instalação portuária Tecon Salvador S/A, situado no Porto Organizado de Salvador, na Bahia, que apoiou o evento e permitiu a realização de experiências práticas de auditoria durante o curso.

O evento, instituído por meio da Diretoria de Ensino da Academia Nacional de Polícia e do Serviço de Segurança Portuária da PF, com o apoio da Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia (SR/PF/BA) e da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis na Bahia (Cesportos-BA), contou com agentes públicos de todas as regiões do país e de todas as instituições que integram a Comissões Estaduais de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos)

CNA - Conportos

A Conportos, órgão colegiado deliberativo, de caráter permanente, vinculado ao Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, que tem por finalidade manter sistema de prevenção e repressão a atos ilícitos nos portos, terminais e vias navegáveis, realiza anualmente auditorias em Portos Organizados e instalações portuárias privadas.

  Delegado da Policia Federal na Polícia Federal, Marcelo João da Silva - Presidente da Conportos

Nesse contexto, o CNA se propõe também a fomentar a construção de um ambiente de cooperação em prol da segurança pública envolvendo todos os membros das Cesportos.

Objetivo

O objetivo do curso é formar auditores com conhecimentos dos fundamentos de segurança portuária, a fim de cumprir com os deveres e responsabilidades previstos no Código ISPS e Resolução CONPORTOS 53, de 04 de setembro de 2020.

         O objetivo do curso é formar auditores com conhecimentos dos fundamentos de segurança portuária

Participantes

Participaram do curso servidores da Polícia Federal, Marinha do Brasil, Receita Federal do Brasil (RFB), Guarda Portuária (GPort), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Polícias Militares e Polícias Civis de todas as regiões do país participaram do curso, que, contempla, dentre seus objetivos capacitar os auditores para que atuem de acordo com as diretrizes do Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (Código ISPS) e as normas da Conportos.

  Participaram do curso servidores da PF, MB, RFB,GPort, Antaq, PM e PC de todo o país


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.