Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 28 de março de 2024

0

PORTO DO ITAQUI PROMOVE EVENTO SOBRE COMPLIANCE E INTEGRIDADE CORPORATIVA


O seminário reuniu figuras públicas e representantes do setor portuário para discutir os desafios e avanços relacionados ao setor

Na quarta-feira (20), o setor de Compliance foi o centro de um evento promovido pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).

O seminário Compliance e Integridade Corporativa reuniu figuras públicas e representantes do setor portuário para discutir os desafios e avanços relacionados ao setor, principalmente no que diz respeito à comunidade portuária.

A consultora de compliance do Porto do Itaqui, Regiane Presot, foi uma das vozes proeminentes no evento, ressaltando a significância e deu o tom das discussões.

Ela destacou a importância de mecanismos de prevenção e combate à corrupção, enquanto diversas autoridades, incluindo o promotor Marco Aurélio, do Ministério Público; o Dr. José Antônio Freitas, da Controladoria Geral da União (CGU); o secretário Raul Mochel, da Secretaria de Transparência e Controle (STC); Celso Gonçalo, presidente do Conselho de Deliberativo do Sebrae, que também representou a Fiema, participaram do debate, enriquecendo a discussão.

“Foi um momento fantástico onde tivemos a oportunidade de disseminar as boas práticas de governança corporativa para a comunidade portuária”, ressaltou Teresa Nina, gerente de Compliance do Porto do Itaqui. O secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Sebastião Madeira, também marcou presença.

Um dos pontos cruciais abordados durante o evento foi a relevância do compliance na gestão portuária, especialmente considerando as exigências legais para contratações, inclusive no âmbito da administração pública.

O Secretário de Transparência e Controle do Maranhão, Raul Mochel, ressaltou a necessidade de programas de integridade para empresas que desejam contratar com o poder público, enfatizando a seriedade do compromisso com a transparência e ética.

“É um tema de extrema relevância nos dias atuais, que tem permeado todas as contratações, inclusive da administração pública, com regras e leis que exigem a existência de um programa de integridade para que a empresa possa contratar com o poder público“, pontuou Mochel.

O evento também apresentou uma plataforma para discutir a simplificação do compliance e maneiras pelas quais os fornecedores podem alinhar-se com as práticas de forma menos burocrática.

Ao final, o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, enfatizou o compromisso das autoridades em promover o tema no setor portuário. “O evento demonstrou o compromisso das autoridades e stakeholders do setor com a promoção da transparência, ética e conformidade nas atividades portuárias, destacando a importância contínua desses temas para o desenvolvimento sustentável e a credibilidade do setor. Continuaremos investindo em discussões como essa”, ressaltou.

Como um ponto significativo, o evento também marcou o lançamento do Prêmio Compliance Destaque, uma iniciativa que nasce com o intuito de reconhecer e premiar as empresas que se destacam na implementação de programas de compliance e integridade corporativa no âmbito dos portos.

A gerente de compliance Teresa Nina destacou que o edital do prêmio será divulgado no início de abril, promovendo ainda mais a adoção de práticas responsáveis no ambiente portuário.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.   

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.