Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

0

RECEITA FEDERAL APREENDE 250 KG DE COCAÍNA NO PORTO DE RIO GRANDE




A droga, com valor de R$ 8 milhões, estava oculta em mercadoria com destino à Europa

Em fiscalização de rotina da Seção de Vigilância e Controle Aduaneiro (Savig) da Alfândega do Porto de Rio Grande, foram apreendidos, na manhã de 1º de agosto, 250 kg de cocaína. A droga, avaliada em R$ 8 milhões, estava em mercadoria a ser exportada, tendo como destino a Espanha.
Após a seleção do contêiner para análise de risco, a equipe da Savig da Receita Federal encaminhou todo o conteúdo do modal para verificação em um scanner do Terminal de Contêiners do porto. Neste momento, foram identificados objetos estranhos à carga habitual que deveriam ser pallets - embalagens reutilizáveis - que retornavam ao país de origem.
O material estava armazenado em pacotes lacrados de 1 kg, envoltos em papel carbono e manta laminada. A tentativa de disfarce, porém, modificou o formato dos tabletes de droga, levantando suspeitas entre os auditores.

Para confirmação do conteúdo ilícito, foi pedida a presença da Polícia Federal e solicitado que efetuasse os testes preliminares no local da apreensão. A mercadoria foi entregue à autoridade policial para investigações e abertura de processo criminal.
A empresa responsável pela carga não foi identificada. A polícia diz ter certeza de que não há envolvimento na tentativa de tráfico. Segundo o inspetor-chefe do Porto de Rio Grande, Carlos Frederico Schwochow de Miranda, trata-se de uma exportadora de confiança. "Esta é uma prática recente dos criminosos, a de injetar drogas em cargas de empresas confiáveis", explica.
O inspetor-geral explica ainda que havia, em outra sacola, pedaços de madeira, possivelmente utilizados para desviar a atenção da fiscalização. "Essa foi uma peculiariedade dessa operação", afirmou o inspetor.

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                                                                                                                         
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                                                            
                                                                                   COMENTÁRIOS                             
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.