Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

0

JOVEM É PRESO COM FUZIL DE USO RESTRITO, VEÍCULO ROUBADO E LACRES DE CONTÊINERES



Flagrante ocorreu na madrugada desta sexta-feira, no distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá

Um jovem de 19 anos foi preso em flagrante com um fuzil importado, de uso restrito, durante patrulhamento realizado pelo bairro Pae Cará, em Vicente de Carvalho, na madrugada desta sexta-feira (5). Na residência do acusado, a polícia ainda apreendeu um veículo clonado, com placas de Americana (SP), e quatro lacres de contêineres de uma armadora italiana. 
O flagrante ocorreu por volta das 4 horas, durante patrulhamento realizado no bairro pelo Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep). O acusado, identificado como Nathan Cruz Canha da Silva, foi avistado em atitude suspeita na Avenida São Paulo. Durante revista, os policiais encontraram em suas vestes duas munições de fuzil calibre 223, a chave de um veículo, além de um aparelho celular modelo J7 Prime.
Questionado sobre o material, o homem, que afirmou estar retornando de uma festa, acabou revelando aos policiais que mantinha na garagem de sua residência um Fiat Strada Adventure, preto, modelo 2012, o qual não tinha documentos. Ele ainda afirmou que receberia R$ 3 mil para manter o veículo em sua casa. 
Após se dirigirem à moradia do acusado, os policiais realizaram revista no interior do veículo e encontraram, no banco de trás, uma mochila de cor vermelha. Dentro dela estava um fuzil da marca Colt, modelo M4 Carbine, além de munições, dois carregadores e quatro lacres de contêineres.
Fuzil pode ter sido usado na execução de PM
O fuzil norte-americano Colt, do modelo M4 e de calibre 2.23, pode ter sido uma das armas usadas na execução do cabo José Aldo dos Santos, no último dia 26, no Pae Cará, em Vicente de Carvalho.
O cabo Aldo foi fuzilado no início da manhã, na Rua Maranhão, com cerca de 70 tiros. Ele dirigia um Honda Civic blindado, que não resistiu ao impacto dos disparos. Peritos coletaram no local, cartuchos deflagrados dos calibres 7.62 (fuzil automático-leve ou FAL) e 5.56 (compatível com AR-15).
Como a munição 5.56 também pode alimentar fuzil de calibre 2.23, será realizado o confronto balístico entre a arma achada na casa de Nathan e os cartuchos recolhidos no local do assassinato do cabo. A perícia será requerida pelo delegado Luiz Ricardo de Lara Dias Júnior e poderá atestar se o Colt M4 integra o arsenal usado para eliminar Aldo.
Titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Lara é o responsável pelo inquérito que apura a morte do policial militar. Desde o homicídio, foi o primeiro fuzil apreendido na região. Por coincidência, a arma estava escondida no mesmo bairro onde ocorreu a execução do cabo. No último final de semana, PMs já haviam achado uma réplica de fuzil na Favela da Prainha, no Pae Cará.
Carro furtado

Nathan foi detido por integrantes do 2º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep). Ele estava sozinho na Avenida São Paulo e demonstrou nervosismo ao ver a viatura, motivando a abordagem. No bolso da bermuda do rapaz havia duas munições intactas de fuzil 2.23 e a chave de um carro.
O acusado disse que “achou” os cartuchos de fuzil na rua. Quanto à chave, disse que ela é de um carro guardado na garagem de sua casa, que fica na mesma avenida, a um quarteirão do local da abordagem. No imóvel havia um Fiat Strada Adventure preto, que pôde ser aberto e ligado com a chave encontrada com Nathan.
O automóvel é blindado e ostenta placa falsa do município de Americana (SP). Porém, por meio da pesquisa do chassi, a equipe do Baep apurou que ele é produto de furto, conforme boletim de ocorrência registrado no 16º DP de São Paulo (Vila Clementino), no dia 20 de junho de 2017.
Atrás do banco do carro havia uma mochila contendo o fuzil, mais 23 munições do mesmo calibre 2.23 e quatro lacres intactos de contêineres. Alguns dos cartuchos são traçantes, ou seja, indicados para disparos à noite ou em locais de pouca visibilidade.
Confissão parcial
Ao ser interrogado pelo delegado Thiago Nemi Bonametti, na Delegacia de Guarujá, Nathan alegou ignorar a existência atrás do banco do veículo da mochila com a arma, as munições e os lacres. Ele disse que retornava de uma “festa” quando foi detido pelos PMs e negou portar no bolso da bermuda dois cartuchos de fuzil.
Em relação ao automóvel, o rapaz contou que ele lhe foi entregue há cerca de três semanas por uma mulher, cujo nome não soube informar. De acordo com Nathan, ambos se encontraram em uma festa e ficou combinado que ele ganharia a quantia de R$ 3 mil para guardar o automóvel na sua garagem.
Bonametti autuou Nathan pelo crime de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, que passou a ser considerado hediondo pela Lei nº 13.497/ 2017. O delegado também enquadrou o rapaz pelo delito de receptação, por causa da procedência ilícita do Fiat Strada Adventure. O acusado foi recolhido à cadeia anexa ao 1º DP de Guarujá.
Além de apurar se o fuzil Colt M4 foi utilizado na execução do cabo Aldo, a Polícia Civil também investiga a destinação que seria dada aos lacres. Narcotraficantes internacionais costumam utilizá-los para fechar contêineres que violam para ocultar cocaína no meio de cargas lícitas.


Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                             
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                          

                   COMENTÁRIOS                             
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.