Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

sexta-feira, 8 de março de 2019

0

ENCONTRO DISCUTE ROUBO DE CARGA EM VITÓRIA



O Encontro Técnico de Segurança visou compartilhar as boas práticas de prevenção e combate ao roubo de cargas do Estado

O Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logísticas no Espírito Santo (Transcares) promoveu no dia 14 de fevereiro, em Cariacica, um Encontro Técnico de Segurança visando compartilhar as boas práticas de prevenção e combate ao roubo de cargas do Estado.
"Alinhar informações com órgãos de segurança pública objetivando a capacitação do agente de campo na execução dos serviços de fiscalização é totalmente eficaz, visto que devemos assegurar direitos e bem-estar coletivo", afirmou o coordenador de Segurança Portuária do Porto de Vitória, e responsável pelo comando da Guarda Portuária, Reroldi Monteiro.
Proposta de Capacitação
Durante o encontro, o coordenador do Programa de Segurança de Operações do Transporte de Carga (PROTEGER) da Confederação Nacional de Transportes (CNT), Getúlio Bezerra, apresentou a proposta de efetuar um curso de capacitação para agentes públicos e profissionais do setor de transporte, com foco na segurança das operações de transporte de cargas. E ainda segundo ele, o treinamento já está aprovado pela diretoria da CNT e a expectativa é que até o segundo semestre ele possa ser implementado.
A capacitação incluiria informação sobre o modus operandi das quadrilhas, treinamentos com situações de risco nos simuladores adquiridos recentemente pelas unidades do Sest-Senat, legislação, ações emergenciais, funcionamento, documentos do transporte e levantamento de dados estatísticos e poderá ser aplicado à distância, contendo aulas presenciais para que motoristas, gestores das empresas de transportes e agentes públicos possam trocar experiências.
Roubo de Carga
O Espírito Santo vive uma situação diferenciada em relação aos demais estados da Região Sudeste, líder no ranking de ocorrências. Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública, em 2018 foram instaurados 42 inquéritos de roubo de cargas, 16 a menos do que em 2017. Em 2016, no Estado, foram constatados 109 roubos a cargas.
Segundo o superintendente do Transcares, Mario Natali, os bons números são resultado de duas vertentes. A primeira são as medidas locais: criação pelo governo do Estado, por meio da secretaria de Segurança (Sesp), de um Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas, Lei Estadual 8.246/2006, alterada para 1.638/2017 e pioneira no combate à receptação de cargas roubadas e/ou oriundas de estelionato; e a criação da Delegacia Especializada de Crimes contra o Transportes de Cargas.
A segunda são as ações de capacitação de integração, como as reuniões bimestrais do Grupo de Trabalho da SESP, para estudos de casos, discussões e atualização das ocorrências no Estado; participação das forças policiais em eventos locais e regionais em outros segmentos para alinhamento de condutas e troca de informações; e a formulação da proposta de capacitação policial que ganhou o apoio da CNT. “Entendemos que sem cooperação vão vamos a lugar algum”, destacou ele, que voltou a falar sobre sua preocupação com a “migração natural dessa mancha criminal” e, portanto, da urgência na capacitação.
Participantes
O evento contou com a presença de representantes da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Portuária (GPORT,) Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e do subsecretário de Integração Institucional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), Guilherme Pacífico.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                           
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                          

                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES