Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

0

POLÍCIA FEDERAL APREENDE 238 KG DE COCAÍNA NO PORTO DE NATAL

 

Quatro pessoas foram presas. Um deles é ex-policial militar do Paraná, expulso da corporação por roubo.

A Polícia Federal prendeu quatro pessoas em flagrante na noite do último sábado (03), no Porto de Natal. Com eles, foram apreendidos 238,9 kg de cocaína, avaliada em aproximadamente R$ 11 milhões. A droga seria enxertada em um contêiner que seguiria para a Europa.

Três homens presos seriam paranaenses. Dois deles, de 21 e 34 anos são moradores de Paranaguá e possuem antecedentes criminais. O terceiro, de 47 anos, é um ex-policial militar do Paraná, expulso da corporação por roubo. O outro homem preso, de 33 anos, é do estado de Rondônia.

A ação, que aconteceu em conjunto com a Receita Federal, teve início há um mês quando a PF passou a investigar uma movimentação suspeita de pessoas e vários veículos em um galpão de Emaús, município de Parnamirim, Região Metropolitana de Natal, o que indicava, possivelmente, tráfico de drogas.

Caminhão apreendido

No último sábado, um caminhão deixou o local sendo acompanhado por batedores e seguido de perto pelos policiais federais que observaram quando, quilômetros adiante, o veículo transportador de carga adentrou ao Porto de Natal, oportunidade em que foi interceptado e, após minuciosa revista, na estrutura da carroceria foram encontrados diversos tabletes de cocaína que estavam escondidos em um compartimento adaptado no reboque.

O motorista recebeu voz de prisão e, do lado externo, próximo ao portão de entrada do Porto, os outros homens foram presos quando davam cobertura e esperavam o desembaraço da mercadoria. Além do caminhão, com eles, foram apreendidos, também, lacres de contêineres não utilizados e três carros, sendo dois, de luxo.

Um dos carros apreendido

Ao serem conduzidos para a autuação na Superintendência da PF, em Lagoa Nova, todos os presos se recusaram a responder ao interrogatório e invocaram o direito constitucional de só falar em juízo.

Dois dos suspeitos possuem antecedentes. Eles permanecem custodiados na sede da PF, à disposição da Justiça.

De 2019 até hoje, a Polícia Federal e a Receita já realizaram sete apreensões de cocaína no Porto de Natal. O total apreendido é de aproximadamente 5,5 toneladas.

Justiça Federal determina prisão preventiva

A Justiça Federal determinou a prisão preventiva dos quatro homens acusados de integrar a quadrilha responsável por tráfico de drogas internacional a partir do Porto de Natal. O ex-policial militar, deverá ser mantido na carceragem da Polícia Federal.

A decisão foi do juiz federal Walter Nunes da Silva Júnior, titular da 2ª Vara Federal. Na decisão, o magistrado considerou que a decretação de medida cautelar é justificada para evitar a prática de novos crimes.

“O que se adequa à situação dos autos, na medida em que se trata de tráfico ilícito de entorpecentes de grande porte, reiteradamente registrado em solo potiguar, havendo o registro, só este ano, da apreensão no Porto de Natal de quase 6 toneladas de cocaína, o que denota ter a cidade se transformado em rota marítima fundamental para esse tipo de atividade criminosa”, afirmou o magistrado.

Ele observou que a imposição da prisão preventiva, no caso dos autos, ainda se impõe por conveniência da instrução criminal e para assegurar a aplicação da lei penal, já que nenhum dos quatro presos mora no Rio Grande do Norte.

“Os autos evidenciam que residem em cidades no Brasil que estão em posição geográfica nas vizinhanças de países da América do Sul conhecidos por serem locais de onde oriundas as drogas apreendidas, circunstância que há de ser sopesada com o fato de eles integrarem um grupo que comanda considerável parcela do tráfico internacional no País, atividade criminosa que facilita a fuga para o exterior”, completou.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.