Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 7 de junho de 2023

0

CANIL DA GUARDA PORTUÁRIA PARTICIPA DO 13º CAMPEONATO DE CÃES DAS GCMS DO BRASIL

 

Canil da GPort conquistou a terceira colocação na modalidade detecção (faro)

O canil da Guarda Portuária (GPort) do Porto de Santos, conquistou a terceira colocação na modalidade detecção (faro), no 13º Campeonato de Cães das Guardas Municipais dos Brasil.

O ranking desta modalidade teve em 1º lugar GCM de Vargem Grande do Sul, 2º lugar GCM da cidade de Petrópolis (RJ) e em 3º lugar a Guarda Portuária do Porto de Santos (SP).

O evento foi realizado os dias 12 e 13 de maio, no Teatro de Arena, na cidade Mogi Mirim, com o objetivo de aperfeiçoar e fortalecer o trabalho das forças de segurança com a importante atuação dos cães. Também houve 2º Congresso Municipal K9.

O evento, organizado pela Comissão Organizadora de Campeonato de Cães de Polícia GCM e a Secretaria de Segurança Pública de Mogi Mirim, por meio do GOC (Grupo de Operações com Cães), teve início com a fase teórica, na sexta-feira, a partir das 7h00, no auditório do CEBE (Centro de Especialização e Base Educacional), com palestras com temas como: abordagem tática/CQB - combate a curta distância, detecção, medicina preventiva, condicionamento físico para cães de alto rendimento, figuração e outros.

No sábado, no Teatro de Arena e no campo de futebol ao lado, acontecem as competições com prova de agilidade, competição com obstáculos, faro de drogas e abordagem com apoio de cães.

Nesta edição participaram cerca de 150 competidores, membros de canis de guardas civis municipais, guardas metropolitanas e uma guarda portuária, de 45 municípios de três estados diferentes. As equipes participaram de três provas, sendo elas de detecção, agilidade e abordagem CQB (combate em ambiente confinado).

Árbitros da Competição

Guarda Portuário atuou como árbitro

O guarda portuário Eduardo Soares de Souza, do canil da Gport de Santos atuou como arbitro na modalidade agilidade.

A competição de agilidade é uma pista onde o binômio (homem e cão) passam por situações que podem acontecer durante sua rotina no dia a dia de trabalho  em seu patrulhamento.

Esta modalidade não teve a participação do canil da Guarda Portuária, da qual faz parte, razão pela qual ele pode participar como árbitro.

Ele também foi um dos palestrantes no congresso. A sua palestra teve como tema Neurociência e Comportamento Animal.

Ele é formado em biologia e pós graduado em Neurociência e Comportamento pela PUC-RS e atualmente está fazendo outra Pós Graduação, desta vez na PUC-MINAS, em Comportamento Animal.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.