Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 3 de maio de 2012

7

GUARDA PORTUÁRIA DETÉM MOTORISTAS NA ILHA BARNABÉ



Na madrugada da última terça-feira (01/05), por volta da 1:00 hora, quando dois guardas portuários caminhavam pela Ilha Barnabé para assumirem os seus postos no portão de acesso nº 26, visualizaram um elemento fumando e consumindo bebida alcoólica.

Como aquela Ilha concentra vários terminais químicos, os guardas portuários foram adverti-lo da proibição de fumar e beber naquele local, por ser uma área de auto risco de incêndio. Não satisfeitos com a atitude dos guardas, outros dois motoristas começaram a desrespeitá-los. Ao ser solicitados os documentos, os motoristas alegaram que eles não eram autoridades para interpor as suas atitudes, ofendendo com vários impropérios e partindo para cima dos guardas.

Um deles dirigiu-se para a cabine do caminhão e fez menção de apanhar uma faca, tipo peixeira, no entanto, foi logo contido por um dos guardas. Os três elementos foram então detidos e conduzidos ao 1 Distrito Policial, em Santos.

Segundo o Delegado dr. Otávio Augusto C. R. Carvalho, os motoristas Angel Inocêncio Velasquez, argentino; José Souza dos Santos e Marcio Rogério Borges Gaspar foram autuados pelo crime de desacato. Marcio foi ainda autuado pelo crime de porte de arma.




Os três motoristas aguardavam com os seus caminhões na fila, para descarregarem produtos químicos no Terminal da Vopak, localizado naquela Ilha.

7 comentários:

  1. Vale o registro de que o delegado autuou os caminhoneiros por desacato o que em outras oportunidades não ocorreu. Detalhe: é preciso reconquistar o respeito enquanto autoridade portuária, e foi o que ocorreu neste episódio. Vale ressaltar que somos insultados e desrespeitados todos os dias exercício da função. Positivo também foi o apoio dado aos GPs pela chefia de plantão que não se acovardou ou se omitiu.

    ResponderExcluir
  2. Lamentavelmente o status de autoridade portuária fica só limitada na leitura das linhas de uma lei manca pois o poder de autoridade não ocorre na sua atuação real, se a GUARDA PORTUÁRIA tivesse meios legais para proibir definitivamente este motorista casando sua credencial e proibindo de entrar no porto organizado ou de multar a empresa transportadora ou até quem sabe os corresponsaveis pela entrada desse veiculo tais fatos poderiam evitar maus maiores como agressões verbais e até fisicas , só quando acontecer uma morte seja de lado for é que talvez a AUTORIDADE aparecerá para se justificar o ocorrido. Vale salientar que é vergonhoso uma autoridade portuária ter sua imagem de respeito destruida pelas condições de trabalho em que o guarda é colocado , tudo isso é a soma de varios fatores que a anos estão sendo empurrados com a barriga,ainda bem que temos proficionais que zelam pelo nome da GUARDA PORTUÁRIA

    ResponderExcluir
  3. O mínimo que deveria ter acontecido, é eles serem proibidos de entrar na ilha, serviria de exemplo para os outros, garanto que isso nunca mais iria acontecer.

    ResponderExcluir
  4. em relaçao a esse movimento dos guardas portuarios em todo o brasil, que tem como objetivo, transformar as guardas portuarias em policia portuaria federal ,caso isso aconteça, a guarda portuaria do porto de itajai , tambem seria transformada em policia portuaria federal? e em relaçao ao porte de armas fora de serviço para os guardas portuarios , gostaria de saber se os guardas portuarios de itajai tambem tem o direito do porte de armas fora de serviço ou nao? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe uma PEC - Projeto de Emenda Constitucional tramitando para transformar a Guarda Portuária em Polícia Portuária Federal e existe uma PEC sobre o porte de arma. Vai depender do texto a ser aprovado em cada PEC.

      Excluir
  5. atualmente como anda esse movimento dos guardas portuarios que tem como objetivo, transformar a guarda portuaria em policia portuaria federal ,os guardas portuarios estao perto de conseguir alcançar esse objetivo ou nao? será que as guardas portuarias estao perto de serem transformadas em policia portuaria federal ou isso ainda esta longe de acontecer ? uma coisa que ja deveria ter acontecido a muito tempo na minha opiniao, nao sei o que esses politicos estao esperando para fazer isso é mais do que justo que as guardas portuarias em todo o brasil sejem transformadas em ppf. obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Como que estão as expectativas dos guardas portuários com relação a aprovação da PEC? Oque o Srs acham? Pode sair logo ou demorar?

    ResponderExcluir

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.