Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 21 de junho de 2012

0

CET PROMOVE CURSO PARA CREDENCIAR GUARDAS PORTUÁRIOS



A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) termina nesta sexta-feira, a capacitação de nova turma de guardas portuários, para que possam fiscalizar o trânsito nas vias internas do Porto de Santos. As aulas acontecem no Centro de Excelência Portuária - CENEP. Nesta turma, 13 guardas portuários foram treinados sobre o Código de Trânsito Brasileiro, técnicas de operação do sistema viário e conhecimentos básicos de sinalização semafórica.





Os aprovados serão credenciados como autoridade de trânsito. O treinamento, teve a carga horária de 80 horas/aula. O evento é fruto de convênio entre a CET e CODESP, firmado em janeiro do ano passado. A parceria delega à Guarda Portuária o gerenciamento e controle do tráfego na área portuária. Além disso, prevê a atuação em conjunto dos dois órgãos nos projetos de sinalização viária e implementação de equipamentos de fiscalização eletrônica na área de responsabilidade federal.

A CET analisa e desenvolve projetos de sinalização viária na área da CODESP. Um exemplo disso foi a instalação de equipamento de fiscalização eletrônica na Av. Perimetral, na pista sentido Centro/Ponta da Praia, na altura da curva onde está fixado o Monumento ao Trabalhador Portuário. O radar fiscaliza, desde abril de 2011, veículos que ultrapassam a velocidade de 40 km/h. 



A capacitação de guardas portuários para fiscalizar o trânsito nas áreas internas do Porto de Santos só foi possível graças a uma manifestação dos seus integrantes, que lutaram pela manutenção do mercado de trabalho, fazendo com que a CODESP, realizasse o convênio com a CET-Santos.

Na época, a fiscalização do trânsito nas áreas do porto estava prestes a ser entregue a Polícia Militar.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.