Postagem em destaque

GUARDAS PORTUÁRIOS DENUNCIAM DIMINUIÇÃO DO EFETIVO E SUPRESSÃO DE POSTOS NO PARÁ

O quadro caótico vem comprometendo sensivelmente a segurança pública nos portos do Pará No dia 27 de janeiro, uma petição assinada...

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

0

COORDENADOR DA CESPORTOS/SC REPRESENTA O BRASIL EM EVENTO ORGANIZADO PELA OEA



O Ejercicio de Gestion de Crisi en Proteccion Portuária foi realizado em Montevideo, Uruguay
 
SEGURANÇA PÚBLICA PORTUÁRIA
 
 
O Coordenador da CESPORTOS/SC e Chefe da Delegacia Especial de Polícia Marítima – DEPOM, Reinaldo Garcia Duarte, representou o Brasil no Ejercicio de Gestion de Crisi en Proteccion Portuária realizado em Montevideo no Uruguay. O evento foi promovido pela Organização dos estados Americanos - OEA.
 
Juntamente com os Representantes dos Estados Unidos da América, da Guard Coast, da Argentina, Gabriel Galvaliz, do Panamá, Javier Barnett, da Colombia, Norman Cabrera, Reinaldo Duarte realizou o trabalho de observador do exercício. Nesse processo, as autoridades uruguaias apresentam o conjunto de medidas que tomarão no caso de um ataque terrorista em seus portos.
 
“Cabe aos observadores acompanharem todo o exercício, e após a sua finalização deverão elaborar um relatório com base nas suas experiências em segurança portuária em seus países e apresentá-lo à OEA e às autoridades uruguaias, indicando os pontos positivos, o que pode ser melhorado e as recomendações para se tornar mais eficiente a segurança portuária do País”, diz Reinaldo.
 
No evento, Reinaldo homenageou o representante da OEA, Hector Fuentes, com uma placa da Comissão Estadual de Segurança Pública dos Portos, Terminais e Vias Navegáveis. Nesse momento, também foi feito um convite para que a comitiva de autoridades da área de segurança visite o Brasil em 2013 com o intuito de conhecer a estrutura e os procedimentos de segurança nos Portos Catarinenses.
 
O evento realizado em Montevideo, de 5 a 7 de dezembro, organizado pela Prefeitura Nacional Naval e pela Administração Nacional de Portos, foi um marco das atividades do Comitê Interamericano Contra o Terrorismo, da Organização de Estados Americanos – CICTE-OEA.
 
Entre os objetivos que se projetam, está o aperfeiçoamento dos procedimentos de coordenação entre instituições para a tomada de decisões estratégicas.
 
O evento contou com a participação de representantes da OEA, da Guarda Costeira dos Estados Unidos, do México, e além do Uruguai, representantes da Argentina, Brasil, Colombia e Panamá
 
A realização deste evento significou uma oportunidade de melhorar as práticas em proteção marítima, que reflete em benefícios para o comércio internacional.
 
Fonte: NetMarinha - redpbipmexico-internacional
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGISLAÇÕES