Postagem em destaque

PF FLAGRA PORTUÁRIOS COM PACOTES DE COCAÍNA NO CORPO PARA EMBARQUE EM NAVIO

Trabalhadores do Porto de Santos tentaram levar carregamento até navio atracado no cais, que foi cercado pela Guarda Portuária. Tablete...

sábado, 27 de julho de 2013

0

PORTO DE RIO GRANDE FAZ SIMULADO DO PLANO DE EMERGÊNCIA INDIVIDUAL


Simulação foi de vazamento de óleo e realização de
 contenção do derrame e mitigação do impacto ambiental


A Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), através da Divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança (Dmass), realizou, na manhã desta quinta-feira (25), o terceiro simulado do Plano de Emergência Individual (PEI) com combate a vazamento de óleo. Durante o treinamento foi desenvolvido o exercício de resposta, incluindo comunicações e mobilizações de recursos. O simulado, iniciado aproximadamente às 8h20min e finalizado às 11h, teve acompanhamento de fiscais ambientais do Ibama.

A atividade teve início com o avistamento da mancha (boia de sinalização). Logo após foram realizadas as comunicações aos setores da Suprg responsáveis por atuar em emergência, como a Guarda Portuária, responsável pelo isolamento da área. Em seguida, a base de emergência foi acionada e o  órgão ambiental foi informado do ocorrido. A partir deste momento, a equipe da Ecosorb, empresa contratada pela Suprg, realizou a contenção do derrame e a mitigação do impacto ambiental causado.

Ao todo, 18 pessoas participaram do simulado. De acordo com o Chefe da Dmass, Alexandre Caldeirão Carvalho, a avaliação do exercício é positiva. “A emergência foi contida e o tempo de resposta está dentro do planejado. Mas a intenção é sempre melhorar esse tempo com a realização de mais treinamentos”, afirmou. Conforme ele, a equipe atuante é capacitada e habilitada para operar e os equipamentos foram considerados adequados e suficientes.

De acordo com o Plano de Emergência Individual, a Suprg deve realizar um simulado ao ano, podendo haver outros de acordo com a solicitação do órgão ambiental. Para o diretor superintendente do Porto, Dirceu Lopes, a realização dos simulados mostram a preocupação do porto em atender todas as condicionantes ambientais. “O porto rio-grandino tem o compromisso com a questão ambiental. Estamos em permanente processo de melhoria e adequação para que possamos continuar sendo referência no cuidado com o meio ambiente”, destacou.

O Porto promove, periodicamente, exercícios específicos envolvendo todas as áreas que direta ou indiretamente possam vir a atuar no combate às situações de emergência. Os exercícios buscam o envolvimento e a participação das partes interessadas na medida do possível e do aplicável.
 

Fonte: Jornal Agora


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGISLAÇÕES