Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

ALFÂNDEGA DE SANTOS TORNA OBRIGATÓRIO ESCANEAMENTO DE CONTÊINERES DE EXPORTAÇÃO PARA 5 DESTINOS

Medida, aplicável a Austrália, Singapura, Indonésia, Taiwan ou Hong Kong, é válida a partir da sexta-feira (1º) até próximo dia 30 de abril ...

LEGISLAÇÕES

sábado, 27 de julho de 2013

0

PORTO DE RIO GRANDE FAZ SIMULADO DO PLANO DE EMERGÊNCIA INDIVIDUAL


Simulação foi de vazamento de óleo e realização de
 contenção do derrame e mitigação do impacto ambiental


A Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), através da Divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança (Dmass), realizou, na manhã desta quinta-feira (25), o terceiro simulado do Plano de Emergência Individual (PEI) com combate a vazamento de óleo. Durante o treinamento foi desenvolvido o exercício de resposta, incluindo comunicações e mobilizações de recursos. O simulado, iniciado aproximadamente às 8h20min e finalizado às 11h, teve acompanhamento de fiscais ambientais do Ibama.

A atividade teve início com o avistamento da mancha (boia de sinalização). Logo após foram realizadas as comunicações aos setores da Suprg responsáveis por atuar em emergência, como a Guarda Portuária, responsável pelo isolamento da área. Em seguida, a base de emergência foi acionada e o  órgão ambiental foi informado do ocorrido. A partir deste momento, a equipe da Ecosorb, empresa contratada pela Suprg, realizou a contenção do derrame e a mitigação do impacto ambiental causado.

Ao todo, 18 pessoas participaram do simulado. De acordo com o Chefe da Dmass, Alexandre Caldeirão Carvalho, a avaliação do exercício é positiva. “A emergência foi contida e o tempo de resposta está dentro do planejado. Mas a intenção é sempre melhorar esse tempo com a realização de mais treinamentos”, afirmou. Conforme ele, a equipe atuante é capacitada e habilitada para operar e os equipamentos foram considerados adequados e suficientes.

De acordo com o Plano de Emergência Individual, a Suprg deve realizar um simulado ao ano, podendo haver outros de acordo com a solicitação do órgão ambiental. Para o diretor superintendente do Porto, Dirceu Lopes, a realização dos simulados mostram a preocupação do porto em atender todas as condicionantes ambientais. “O porto rio-grandino tem o compromisso com a questão ambiental. Estamos em permanente processo de melhoria e adequação para que possamos continuar sendo referência no cuidado com o meio ambiente”, destacou.

O Porto promove, periodicamente, exercícios específicos envolvendo todas as áreas que direta ou indiretamente possam vir a atuar no combate às situações de emergência. Os exercícios buscam o envolvimento e a participação das partes interessadas na medida do possível e do aplicável.
 

Fonte: Jornal Agora


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.