Postagem em destaque

GUARDA PORTUÁRIA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA

A Guarda Portuária voltou a participar após 35 anos de ausência. A última participação ocorreu em 1982 Ontem (07) a Guarda Portuár...

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

0

GUARDA PORTUÁRIA PARTICIPA DE OPERAÇÃO NO PÁTIO DE TRIAGEM DO PORTO DE PARANAGUÁ







A Polícia Militar do Paraná realizou nesta terça-feira (06) uma operação no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá e seu entorno, em parceria com a Guarda Portuária e a Receita Federal.


A ação teve caráter preventivo no pátio, que concentrava 890 caminhões esta manhã. Nos arredores, onde os veículos que não passam pelo pátio ou que já descarregaram ficam estacionados, o objetivo da polícia é combater a prática conhecida como “vazada”, entre outras irregularidades.


A ação foi organizada pelo 9º Batalhão da PM, de Paranaguá, com o reforço do 6º Comando Regional da Polícia Militar (Litoral). Além do trabalho de vistoria no pátio, o policiamento foi reforçado nos locais de maior concentração de caminhões fora do local para verificar e combater as aberturas de bica – prática realizada para roubar a carga dos caminhões e a venda em um “mercado paralelo”.


“Queremos combater não apenas a vazada, mas também a receptação desse produto. Essa prática diminuiu muito. Em 2009, registrávamos até nove ocorrências por dia. Hoje, não passam de cinco ou seis por mês, mas ainda persiste. Por isso, estamos sempre reforçando o policiamento e, de quando em quando, mudar a tática para combater não apenas o furto, mas toda a rede que o alimenta”, explica o 2º Tenente, Zenildo Neves, do 9º BPM.


Triagem


No pátio, mais de 60 policiais participaram da ação, com efetivo do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Força Tática, do Grupamento Aéreo (Graer), Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), Rádio Patrulha e Batalhão de Trânsito.


De acordo com o Superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, a autarquia apoia toda e qualquer ação para combater situações irregulares e criminosas.


“A partir de agora, fazemos questão que ações como esta sejam permanentes. Queremos contribuir para aumentar a segurança nas áreas do Porto de Paranaguá, pois entendemos que isso é traz benefício não apenas para os envolvidos nas atividades portuárias, mas para toda a população”, afirma.


Para o major Rui Noé Barroso Torres, do Comando da PM no Litoral, essa parceria é fundamental. “Além do trabalho já desenvolvido pela Guarda Portuária, essa interação - não apenas com a PM, mas com a Receita Federal e Receita Estadual - contribui com a segurança do pátio, dos caminhoneiros que aqui passam boa parte do tempo, e também da coletividade”, afirma.


O caminhoneiro Vanderlei Sirigo, que veio de Campo Mourão com o caminhão carregado com quase 38 toneladas de soja, aprovou o trabalho. “Eu acho bom para a nossa segurança aqui dentro, com certeza”.


“Em qualquer outro ambiente ou profissão tem gente que faz coisa errada. Mas também acho importante que, fora, haja policiamento sempre para que a nossa segurança seja mantida”, diz o motorista.


Ação


Apenas durante a manhã foram vistoriados quase 80 caminhões, por amostragem, em função do grande número de veículos estacionados no pátio. A operação continua até às 19h00 no pátio, no entorno, na cidade de Paranaguá e também em outros municípios do Litoral, simultaneamente.


A Polícia Militar reforça que, assim como a população em geral, os caminhoneiros podem fazer denúncias por meio do telefone 181 (Narcodenúncia) e ligar para o 190 e solicitar a presença de uma viatura quando visualizar qualquer situação suspeita.




Fonte: Paraná Online








Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGISLAÇÕES