Postagem em destaque

PF FLAGRA PORTUÁRIOS COM PACOTES DE COCAÍNA NO CORPO PARA EMBARQUE EM NAVIO

Trabalhadores do Porto de Santos tentaram levar carregamento até navio atracado no cais, que foi cercado pela Guarda Portuária. Tablete...

quinta-feira, 30 de julho de 2015

1

GUARDA PORTUÁRIA EVITA SUICÍDIO E LOCALIZA PESSOA DESAPARECIDA


Vista aérea do Viaduto da Santa - Avenida Perimetral, em Santos-SP

No dia 26 de junho, por volta das 23hs, os operadores do Centro de Controle de Comunicação, Operações e Monitoramento (CCCOM) da Guarda Portuária, localizado no Porto de Santos, litoral de São Paulo, observaram a presença de um homem sentado na mureta de proteção de um elevado que atravessa as linhas férreas, dando acesso à Avenida Perimetral, conhecido como “Elevado da Santa”.
Ao monitorar a presença dele no local, foi levantada a suspeita de que esta pessoa estaria com intenções de se jogar. De imediato, foram acionadas as viaturas mais próximas para ali comparecerem.
Os guardas portuários Leandro e Marco Aurélio, integrantes da Ronda de Patrulhamento (P-10) foram os primeiros a chegarem ao local. Ao tentarem se aproximar, o homem disse que se alguém chegasse perto, ele se jogaria do elevado.
Após a confirmação que a intenção daquele indivíduo era realmente cometer um ato suicida, o GP Leandro, procurando manter uma distância dele, foi dialogando e tentando acalmá-lo, e pouco a pouco foi se aproximando, sempre conversando, procurando ganhar a sua confiança na tentativa de convencê-lo a não se jogar. Quando já estava próximo a ele, em um movimento rápido e eficaz, visando principalmente a segurança daquela pessoa e a sua própria, o GP conseguiu segurá-lo e em seguida retirá-lo da mureta, fazendo-o se sentar no chão.
Após este individuo já estar em segurança e mais calmo, o GP Leandro continuou a dialogar com ele, sendo possível identificá-lo como sendo Elias de Jesus dos Santos, de 29 anos.
Elias disse que havia fugido de sua casa em São Paulo, onde morava com a mãe, confessou ter distúrbios mentais, e que faz uso de remédios controlados, porém já não os toma a mais ou menos seis meses, e por diversas vezes tentou  se internar em clinicas  ou hospitais na cidade onde morava, para fazer um tratamento psicológico, mas como nunca conseguiu, decidiu fugir para a cidade de Santos, onde está há dois meses.
Disse ainda Elias que não trabalha, porém recebe mensalmente um Auxilio Doença, mas sofre com a rejeição de sua família devido a sua doença e também por outros motivos. Confessou também já ter tentado se matar na cidade de Sumaré, em uma torre de alta tensão
Posteriormente, a equipe da Guarda Portuária acionou uma ambulância do Serviço de Atendimento Municipal de Urgência (SAMU), que após uma primeira análise do paciente o conduziu ao Pronto Socorro da Zona Leste, para o devido atendimento médico.

O Inspetor-Coordenador Vladimir de Oliveira fez questão de elogiar os guardas portuários: “A atitude do GP Marco Aurélio e principalmente do GP Leandro, que conseguiu de maneira eficaz e segura ao persuadir aquele indivíduo a desistir de cometer este ato de desespero, evitando assim um desfecho trágico, é merecedor de elogio”.

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.


Um comentário:

  1. BELEZA DE TRABALHO . CONTINUEM ASSIM , QUEM SABE AS OUTRAS DOCAS VEJAM QUE
    TRABALHO DE CONFERENTE E DE PORTEIRO NAO É NOSSO E SIM DE FORÇA DE SEGURANÇA
    E DE MANUTENÇÃO DA ORDEM NOS PORTOS.

    GP ALEXANDRE - ES

    ResponderExcluir

LEGISLAÇÕES