Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 30 de julho de 2015

1

GUARDA PORTUÁRIA EVITA SUICÍDIO E LOCALIZA PESSOA DESAPARECIDA


Vista aérea do Viaduto da Santa - Avenida Perimetral, em Santos-SP

No dia 26 de junho, por volta das 23hs, os operadores do Centro de Controle de Comunicação, Operações e Monitoramento (CCCOM) da Guarda Portuária, localizado no Porto de Santos, litoral de São Paulo, observaram a presença de um homem sentado na mureta de proteção de um elevado que atravessa as linhas férreas, dando acesso à Avenida Perimetral, conhecido como “Elevado da Santa”.
Ao monitorar a presença dele no local, foi levantada a suspeita de que esta pessoa estaria com intenções de se jogar. De imediato, foram acionadas as viaturas mais próximas para ali comparecerem.
Os guardas portuários Leandro e Marco Aurélio, integrantes da Ronda de Patrulhamento (P-10) foram os primeiros a chegarem ao local. Ao tentarem se aproximar, o homem disse que se alguém chegasse perto, ele se jogaria do elevado.
Após a confirmação que a intenção daquele indivíduo era realmente cometer um ato suicida, o GP Leandro, procurando manter uma distância dele, foi dialogando e tentando acalmá-lo, e pouco a pouco foi se aproximando, sempre conversando, procurando ganhar a sua confiança na tentativa de convencê-lo a não se jogar. Quando já estava próximo a ele, em um movimento rápido e eficaz, visando principalmente a segurança daquela pessoa e a sua própria, o GP conseguiu segurá-lo e em seguida retirá-lo da mureta, fazendo-o se sentar no chão.
Após este individuo já estar em segurança e mais calmo, o GP Leandro continuou a dialogar com ele, sendo possível identificá-lo como sendo Elias de Jesus dos Santos, de 29 anos.
Elias disse que havia fugido de sua casa em São Paulo, onde morava com a mãe, confessou ter distúrbios mentais, e que faz uso de remédios controlados, porém já não os toma a mais ou menos seis meses, e por diversas vezes tentou  se internar em clinicas  ou hospitais na cidade onde morava, para fazer um tratamento psicológico, mas como nunca conseguiu, decidiu fugir para a cidade de Santos, onde está há dois meses.
Disse ainda Elias que não trabalha, porém recebe mensalmente um Auxilio Doença, mas sofre com a rejeição de sua família devido a sua doença e também por outros motivos. Confessou também já ter tentado se matar na cidade de Sumaré, em uma torre de alta tensão
Posteriormente, a equipe da Guarda Portuária acionou uma ambulância do Serviço de Atendimento Municipal de Urgência (SAMU), que após uma primeira análise do paciente o conduziu ao Pronto Socorro da Zona Leste, para o devido atendimento médico.

O Inspetor-Coordenador Vladimir de Oliveira fez questão de elogiar os guardas portuários: “A atitude do GP Marco Aurélio e principalmente do GP Leandro, que conseguiu de maneira eficaz e segura ao persuadir aquele indivíduo a desistir de cometer este ato de desespero, evitando assim um desfecho trágico, é merecedor de elogio”.

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.


Um comentário:

  1. BELEZA DE TRABALHO . CONTINUEM ASSIM , QUEM SABE AS OUTRAS DOCAS VEJAM QUE
    TRABALHO DE CONFERENTE E DE PORTEIRO NAO É NOSSO E SIM DE FORÇA DE SEGURANÇA
    E DE MANUTENÇÃO DA ORDEM NOS PORTOS.

    GP ALEXANDRE - ES

    ResponderExcluir

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.