Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

0

ITÁLIA ENCONTRA 344 QUILOS DE COCAÍNA EM CONTÊINERES PROVENIENTES DE SANTOS




Em dois meses, já é quase uma tonelada de droga proveniente do Brasil apreendida em portos europeus. Antes da Itália, Holanda e Alemanha já tinham notificado autoridades brasileiras.
Autoridades italianas localizaram 344 quilos de cocaína escondidas dentro de dois contêineres provenientes do Porto de Santos. Acredita-se que a droga, avaliada em R$ 697 milhões (70 milhões de euros), seria distribuída para abastecer o tráfico europeu.
De acordo com comunicado oficial enviado à imprensa internacional, policiais vistoriaram as caixas metálicas quando se depararam com os entorpecentes, divididos em tabletes. A vistoria ocorreu no porto de Gioia Tauro, na Calábria (veja o mapa abaixo).
A região, ainda de acordo com a polícia da Itália, é conhecida entre autoridades nacionais e estrangeiras por ser uma porta de entrada para o tráfico internacional. Uma das suspeitas é que o material fosse abastecer ramificações da máfia calabresa.
Os tabletes estavam divididos em dois carregamentos. No primeiro, 55 quilos estavam em um contêiner declarado para transportar alumínio brasileiro à Eslovênia. O outro, com 289 quilos, estava com café e tinha como destino Triste, no nordeste da Itália.
No Brasil, as autoridades federais confirmaram para A Tribuna que também já foram notificadas a respeito da localização, ocorrida no último fim de semana. Uma investigação deverá ser aberta para tentar identificar os responsáveis pela ação.
Sabe-se, até o momento, que os contêineres foram embarcados, há 15 dias, no Navio MSC Coruna, então atracado em um terminal da Alemoa, na Margem Direita do cais santista. Ainda não há informações se a droga foi içada ao cargueiro durante o período no Porto de Santos.
Há um mês
De acordo com a Polícia Federal, autoridades da Holanda informaram que no último dia 12, mais 300 quilos de cocaína foram encontrados em um contêiner no porto do Rotterdam. Uma fiscalização frustrou a ação de quadrilhas internacionais.
Em 1º de outubro, foi a vez de a Alemanha informar às autoridades brasileiras sobre a localização de outros 300 quilos de cocaína. A droga estava dividida em 283 tabletes, armazenados em nove malas de viagem, e escondidos entre peças mecânicas.


*Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                                
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
COMENTÁRIOS
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.