Postagem em destaque

CONPORTOS ANUNCIA A DATA DA 17ª EDIÇÃO DO CURSO ESPECIAL DE SUPERVISOR DE SEGURANÇA PÚBLICA PORTUÁRIA – CESSP

O período de inscrição será de 17 de julho a 21 de agosto de 2017 Na última quarta-feira (12) a Comissão Nacional de Segurança Públi...

terça-feira, 6 de setembro de 2016

0

NOVO SIMULADO DE EMERGÊNCIA NO PORTO DE ITAJAÍ ALINHA AÇÕES PARA CONTER VAZAMENTO DE PRODUTOS QUÍMICOS




A realização de exercício simulado é fundamental, pois permite aperfeiçoar nossas práticas de atendimento e agilidade na resposta a emergências
O segundo simulado de situações de emergência no Porto de Itajaí em menos de uma semana mexeu com o trânsito na região em volta do terminal e chamou atenção de quem passava pela rua. Desta vez a ocorrência simulada foi um suposto vazamento de produto químico de alta periculosidade, com formação de nuvem de vapores tóxicos e inflamáveis, resultante da hipotética queda de um contêiner de produtos perigosos de uma empilhadeira.
A simulação teve seis vítimas, duas externas e quatro internas, uma em óbito. Da sala de comando, localizada no edifício-sede da APM Terminals, representantes da Autoridade Portuária, da arrendatária do terminal, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros monitoravam a situação e acompanhavam a hipotética evacuação de ruas, prédios, lojas, escolas e shopping centers na proximidade de 800 metros do local do acidente.
Em função dos ventos, o suposto vazamento atingiu o Centro da cidade, mas se dissipou rapidamente.
- A realização de exercício simulado é fundamental, pois permite aperfeiçoar nossas práticas de atendimento e agilidade na resposta a emergências, diz Ricardo Arten, Diretor Superintendente da APM Terminals no Brasil.
A ação é a segunda etapa de um programa de treinamento iniciado na semana passada pela Superintendência do Porto e APM Terminals, para a mobilização e treinamento de seus colaboradores, Guarda Portuária e brigadistas para atuarem em casos de emergência.
O exercício simulado de campo atende as proposições dos planos de Emergência Individual (PEI) e de Controle a Emergência (PCE) do Porto de Itajaí e APM Terminals, além de atender o Plano de Área (PA) e Plano de Auxilio Mútuo (PAM) para treinamento e avaliação de suas equipes de resposta a emergências, bem como para o cumprimento de requisitos junto aos órgãos ambientais e Ministério do Trabalho.

* Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                
COMENTÁRIOS

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGISLAÇÕES