Postagem em destaque

CONPORTOS CASSA CERTIFICADO DE SEGURANÇA DOS TERMINAIS DA RODRIMAR NO PORTO DE SANTOS

Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos encontra falhas nos sistemas de segurança desde 2016 e a empresa não apontou soluçõe...

terça-feira, 6 de setembro de 2016

0

NOVO SIMULADO DE EMERGÊNCIA NO PORTO DE ITAJAÍ ALINHA AÇÕES PARA CONTER VAZAMENTO DE PRODUTOS QUÍMICOS




A realização de exercício simulado é fundamental, pois permite aperfeiçoar nossas práticas de atendimento e agilidade na resposta a emergências
O segundo simulado de situações de emergência no Porto de Itajaí em menos de uma semana mexeu com o trânsito na região em volta do terminal e chamou atenção de quem passava pela rua. Desta vez a ocorrência simulada foi um suposto vazamento de produto químico de alta periculosidade, com formação de nuvem de vapores tóxicos e inflamáveis, resultante da hipotética queda de um contêiner de produtos perigosos de uma empilhadeira.
A simulação teve seis vítimas, duas externas e quatro internas, uma em óbito. Da sala de comando, localizada no edifício-sede da APM Terminals, representantes da Autoridade Portuária, da arrendatária do terminal, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros monitoravam a situação e acompanhavam a hipotética evacuação de ruas, prédios, lojas, escolas e shopping centers na proximidade de 800 metros do local do acidente.
Em função dos ventos, o suposto vazamento atingiu o Centro da cidade, mas se dissipou rapidamente.
- A realização de exercício simulado é fundamental, pois permite aperfeiçoar nossas práticas de atendimento e agilidade na resposta a emergências, diz Ricardo Arten, Diretor Superintendente da APM Terminals no Brasil.
A ação é a segunda etapa de um programa de treinamento iniciado na semana passada pela Superintendência do Porto e APM Terminals, para a mobilização e treinamento de seus colaboradores, Guarda Portuária e brigadistas para atuarem em casos de emergência.
O exercício simulado de campo atende as proposições dos planos de Emergência Individual (PEI) e de Controle a Emergência (PCE) do Porto de Itajaí e APM Terminals, além de atender o Plano de Área (PA) e Plano de Auxilio Mútuo (PAM) para treinamento e avaliação de suas equipes de resposta a emergências, bem como para o cumprimento de requisitos junto aos órgãos ambientais e Ministério do Trabalho.

* Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                
COMENTÁRIOS

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGISLAÇÕES