Postagem em destaque

PF FLAGRA PORTUÁRIOS COM PACOTES DE COCAÍNA NO CORPO PARA EMBARQUE EM NAVIO

Trabalhadores do Porto de Santos tentaram levar carregamento até navio atracado no cais, que foi cercado pela Guarda Portuária. Tablete...

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

0

NÚCLEO ESPECIAL DE POLÍCIA MARÍTIMA GANHARÁ NOVA SEDE




Unidade ocupará parte da área do Terminal Pesqueiro Público de Santos, na Ponta da Praia

Até o primeiro semestre do ano que vem, o Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) de Santos terá um novo endereço. O departamento fará parte do novo complexo da Polícia Federal (PF) no Porto, a ser instalado em parte da área do antigo Terminal Pesqueiro Púbico de Santos (TPPS), na Ponta da Praia. Uma parcela do terreno, com 6 mil metros quadrados, foi cedida pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU) ao órgão no último dia 5.
De acordo com o delegado-chefe da PF em Santos, Júlio César Baida Filho, a área cedida fica ao lado do terminal da ADM do Brasil. Segundo ele, uma outra área, com aproximadamente 2 mil metros quadrados e com acesso à Avenida Mário Covas, ainda será repassada pela SPU. Isso deve acontecer em cerca de dois meses. Assim, a nova sede da autoridade policial deve ocupar mais de 8 mil metros quadrados.
A PF trabalha com o plano de implantar sua nova sede no local. Todas as atividades serão concentradas na Ponta da Praia, inclusive o atendimento ao público que hoje funciona no Centro da Cidade. “Será um salto de qualidade para a Polícia Federal de proporção difícil de imaginar”, destacou Baida.
O projeto básico já foi elaborado e conta com um edifício de 12 pavimentos, com heliponto, 300 vagas de estacionamento e um boulevard para o atendimento ao público.
Mas para Baida, o grande diferencial da nova sede será sua localização. Além de ter uma visão privilegiada do acesso ao Porto, a área cedida fica próxima aos terminais portuários de ambas as margens do complexo. Também permitirá um rápido deslocamento para a zona de fundeio do Porto, onde ficam os navios antes de receberem autorização para atracarem no cais santista.
A velocidade no atendimento a ocorrências em Guarujá e em outras cidades da região também é outro ponto favorável, destaca o delegado-chefe da PF. Isso será possível, pois todas as embarcações ficarão à disposição em um atracadouro a ser construído no local.
“É o projeto de uma sede para os próximos 100, 200 anos. Poderemos ficar de maneira definitiva, com as adequações necessárias”, destacou Baida, que articulou a cessão da área.
Serviços
Os serviços de atendimento ao público, que incluem a emissão de passaportes, também serão deslocados para a nova sede da PF, na Ponta da Praia, assim como os gabinetes de delegados, os departamentos de inteligência e ainda os laboratórios técnico-científicos. Hoje, 24 municípios são atendidos pelo efetivo que tem sede em Santos.
De acordo com Baida, o NEPOM será o primeiro departamento instalado no local – o que ocorrerá até o primeiro semestre do ano que vem. Nesse período, será elaborado o projeto-executivo de todo o empreendimento. Já a licitação da construção da nova sede está prevista para o início de 2018. Mas isso depende do remanejamento de recursos federais.
Venda
No início do mês passado, o Governo do Estado, afirmando ser o dono da área do TPPS, anunciou que pretendia vender o terreno. Mas tanto para a Prefeitura como para a União, a gleba é propriedade do Governo Federal.
O impasse pode ter sido resolvido no final do mês, quando o deputado federal João Paulo Papa (PSDB-SP) pediu ao Estado para cancelar a venda da área, defendendo os planos da União para o local.


* Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                
COMENTÁRIOS

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGISLAÇÕES